Semana contempla áreas da indústria de medicamentos, cosméticos, produtos naturais, empreendedorismo, análises clínicas e de alimentos (Foto: Caique Cahon)

A Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, entre os dias 24 a 28 de novembro, a terceira edição da Semana de Ciências Farmacêuticas (SEMCIFAR). O evento promove a atualização científica e a integração entre os estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área. A fim de complementar a formação acadêmica,  apresenta, ainda, novas perspectivas, áreas de atuação e avanços tecnológicos nas Ciências Farmacêuticas.

As inscrições estão abertas por meio de formulário on-line. A programação inclui cerca de 50 palestras, 15 mesas-redondas e 15 minicursos, além de ações práticas como aplicação de vacinas e coleta de sangue. “O evento foi concebido para proporcionar uma experiência rica e diversificada, abrangendo aspectos teóricos e práticos da profissão farmacêutica”, explica o diretor da Faculdade, Marcelo Silvério. Veja aqui a programação completa.

Além de sessões de apresentação de trabalhos acadêmicos, o evento recebe pesquisadores de instituições de referência no país como Armando da Silva Cunha Júnior (UFMG), Tácio de Mendonça Filho (UFF), Douglas Siqueira de Almeida Chaves (UFRRJ), Priscila Gava Mazzola (Unicamp) e Vinícius Detoni Lopes (Ministério da Saúde). Egressos da unidade também estarão presentes, entre eles, Helvécio Vinícius Antunes Rocha (Fiocruz) e Fábio Pittella Silva (UnB). “Os convidados poderão compartilhar com nossos alunos as experiências importantes do mercado de trabalho e da vida profissional”, afirma Silvério. 

A Semana contempla áreas da indústria de medicamentos, cosméticos, produtos naturais, empreendedorismo, análises clínicas e de alimentos, e traz temas da atualidade como inteligência artificial aplicada à área, uso de canabinóides e avanços na terapia e diagnóstico de câncer. ​”Ao expor os alunos a uma vasta gama de especialidades, o evento ajuda o estudante a visualizar diferentes caminhos de carreira”, complementa o professor.