O Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP/UFJF) promove, nesta sexta feira, dia 14, a mesa-redonda “Estudos sobre os Programas de Pós-Graduação Profissionais (Mestrado e Doutorado) e suas experiências“.  

O evento será um espaço de reflexão sobre a natureza, os desafios, as potencialidades e as contribuições dos programas profissionais para a formação de pesquisadores e gestores educacionais no cenário brasileiro. O evento que ocorre das 10h às 12h, no Centro de Ciências da UFJF, é extensivo a toda a comunidade acadêmica e possui inscrições gratuitas. 

A atividade busca fortalecer o diálogo entre coordenadores, discentes, docentes e técnicos, favorecendo a construção de práticas formativas e avaliativas que estejam alinhadas tanto com as diretrizes da Capes quanto com as urgentes demandas da educação pública do país. 

Participam do debate os professores Robert Evan Verhine, da Universidade Federal da Bahia, e Adolfo Ignacio Calderón, da PUC Campinas, ambos considerados referências nas áreas de avaliação da educação, políticas públicas e indicadores educacionais. O encontro pretende abordar experiências atuais e futuras iniciativas relacionadas aos mestrados e doutorados profissionais, evidenciando sua importância e a necessidade de regulamentação e estímulo para a formação continuada de trabalhadores já atuantes. 

Cursos ancorados em necessidades da profissão

Além do mestrado profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, a UFJF possui diversos outros programas de pós-graduação profissionais, entre eles, Tecnologia do Leite e Derivados e Educação Matemática – este último obteve autorização recentemente para oferecer também doutorado profissional. Veja aqui a relação de todos os cursos stricto sensu da UFJF.

Os PPGs Profissionais geralmente são voltados para quem já atua no mercado de trabalho e busca espaço para a produção de um conhecimento pragmático, sem prejuízo do arcabouço teórico, mas ancorado em necessidades práticas do ambiente profissional.

No caso do curso em Gestão e Avaliação da Educação Pública, as vagas são oferecidas em parceria com as secretarias de educação, prioritariamente aos profissionais das redes públicas de ensino. “O PPGP dialoga diretamente com as redes que mantêm convênio com o programa, diagnosticando seus problemas e apresentando soluções para eles”, explica o professor Wagner Rezende, coordenador do programa.

Outras informações: https://mestrado.caedufjf.net/