A professora Gabriella Freitas Ferreira foi uma das orientadoras do trabalho. (Foto: Divulgação)

Um trabalho de autoria de duas professoras e uma egressa da pós-graduação do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) recebeu menção honrosa no 23º Congresso Farmacêutico de São Paulo, realizado de 10 a 12 de outubro último. A pesquisa avaliou o potencial de extratos das cascas de aroeira e caju de matar ou danificar células de câncer de pulmão.

Parte das atividades de doutorado de Mônica Maria de Almeida, egressa do Programa Multicêntrico de Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), o estudo foi orientado por Gabriella Freitas Ferreira e Karen Luise Lang, docentes do campus, e contou com a participação de Sandra Bertelli Ribeiro de Castro e Caio César de Souza Alves, ambos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Na avaliação de Gabriella, que apresentou o trabalho no congresso, a menção honrosa “representa um importante reconhecimento ao esforço da equipe e ao trabalho colaborativo realizado entre instituições parceiras, contribuindo para a valorização da produção científica envolvendo produtos naturais e suas possíveis aplicações terapêuticas.”

Ainda de acordo com a docente, participar e ter um trabalho reconhecido em um congresso tão relevante para a área farmacêutica “reforça o compromisso da UFJF/GV com o incentivo à pesquisa e à formação qualificada”.

O projeto contou com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Título do trabalho: Investigação da atividade citotóxica in vitro das cascas de Myracrodruon urundeuva M. Allemão e de Anacardium occidentale L.
Autores: Mônica Maria de Almeida, Sandra Bertelli Ribeiro de Castro,Caio César de Souza Alves, Karen Luise Lang e Gabriella Freitas Ferreira