O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora  (PPGE/UFJF) realiza, entre 10 e 13 de novembro, seu segundo encontro de egressos. Com o tema “Bricolagens de formação, pesquisa e vida em educação”, o evento pretende reunir ex-alunos e promover a integração com a comunidade acadêmica, pesquisadores e profissionais, marcando os 30 anos do programa.  

Segundo o coordenador do PPGE, professor Marcos Bonfim, o encontro celebra não só a pesquisa e a produção de conhecimento, mas o amplo processo de formação humana. “Falar de bricolagem é uma das múltiplas formas de articulação desse projeto”, afirma o professor. As inscrições para o evento ainda estão abertas e são gratuitas.

A solenidade de abertura, no dia 10, a partir das 18h, terá homenagens e a presença de lideranças da área de educação de Juiz de Fora – entre elas, a prefeita, Margarida Salomão, e a secretária da Educação de Juiz de Fora, professora da UFJF, Ana Lívia Coimbra. Também será exibido o filme “30 anos do PPGE: Formação, pesquisa e vida em educação”.

Já nos dias 11, 12 e 13, a programação conta com mesas-redondas, conferências, causos de pesquisa, entre outras atividades, reunindo doutores e mestres do programa, além de convidados externos. Veja mais. 

História

Com mais de 50 docentes permanentes, o  PPGE é um dos maiores e mais antigos programas de pós-graduação da UFJF e se destaca pela diversidade de temáticas e pela produção acadêmica reconhecida. Nas suas três linhas de pesquisa, aborda questões políticas, sociais, étnicas, raciais, de gênero e sexualidade, infância, alfabetização, psicologia, meio ambiente, além do ensino de diversas disciplinas escolares.

Ao longo de sua trajetória, já formou quase 650 mestres e mais de 150 doutores em Educação. “Os egressos são o resultado do que a gente faz, são as pessoas que passam pelo programa e levam o PPGE para onde vão atuar”. O encontro é um momento de reflexão sobre a trajetória do programa e suas contribuições. “É uma oportunidade de olhar para as coisas significativas que realizamos nesses 30 anos para Juiz de Fora, de forma direta, e para o campo da Educação em suas múltiplas vertentes, inclusive com repercussão internacional”, comenta o coordenador.

Outras informações: https://www2.ufjf.br/ppge/