A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre suas portas para a comunidade “espiar” um pouco daquilo que é produzido na instituição. Em evento inédito, de 11 a 13 de novembro, estarão reunidas mostras e atividades ligadas ao ensino, pesquisa, extensão, inovação e cultura.
O Espiaqui tem a proposta de apresentar à população mais informações sobre os cursos de graduação, os projetos e as pesquisas desenvolvidas na UFJF, aproximando a comunidade da Universidade. Será também um espaço de troca de conhecimento e interação entre alunos e futuros ingressantes. Não é necessária inscrição prévia em nenhuma das atividades da programação.
A abertura acontece no dia 11, às 17h, com a Administração Superior da UFJF, seguida da mesa-redonda: “Do Campus à Comunidade: a Universidade em Ação”. Debaterão o tema a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Isabela de Almeida Pordeus; o pró-reitor de Cultura, também da UFMG, Fernando Mencarelli, e o pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) Francisco Ângelo Brinati. O evento será no Anfiteatro das Pró-Reitorias.
Já entre os dias 12 e 13 a Praça Cívica se transforma em um grande espaço de interação, com estandes reunindo mostras já tradicionais como a de Iniciação Científica e de Extensão, e uma novidade: a Mostra de Profissões, onde candidatos, futuros estudantes, pais e responsáveis poderão conhecer as especificidades dos cursos de graduação. “A ideia é justamente mostrar de forma conjunta o que vem sendo produzido nessas áreas, fortalecendo o diálogo entre elas e reforçando a importância da integração dentro da Universidade para articular melhor com sociedade e suas demandas”, declarou a pró-reitora de Extensão, Érika Andrade.
Em Governador Valadares, as atividades do Espiaqui já aconteceram durante esta semana.
Mostra de Profissões
A atividade será realizada no dia 12 de novembro, de 9h às 18h, na Praça Cívica, reunindo 32 cursos de graduação da UFJF. De acordo com a pró-reitora de Graduação, Katiuscia Vargas, a mostra é uma oportunidade de divulgar os cursos ofertados pela Universidade e tem o objetivo de atrair os estudantes do ensino médio, apresentando as possibilidades que a UFJF oferece.

Semic contará com maior estrutura na Praça Cívica com apresentação de 150 trabalhos de iniciação científica (Foto: Caique Cahon)
“Cada curso vai ter o seu espaço no estande para apresentar a formação, tirar dúvidas dos estudantes, mostrar as atividades que são realizadas no curso e o perfil profissional. A ideia é tirar as dúvidas sobre os cursos de graduação e as possibilidades profissionais dos estudantes que ingressam em cada um deles”, explica Katiuscia.
Nos estandes estarão coordenadores, professores e estudantes, para compartilhar experiências e apresentar as diversas oportunidades de atuação profissional. Alguns cursos também irão levar materiais e atividades para tornar a experiência ainda mais dinâmica.
Voltado para escolas, sobretudo escolas do ensino médio, a Mostra de Profissões busca atrair jovens interessados em ingressar no ensino superior e mostrar de forma prática e acessível os cursos da UFJF. As escolas não precisam realizar inscrição prévia e foram enviados convites para as instituições que possam se interessar em participar.
Seminário de Iniciação Científica
Este ano, o Seminário de Iniciação Científica ganha um formato ampliado e integrado ao evento. A iniciativa apresenta os resultados de trabalhos desenvolvidos por estudantes de graduação, sob a orientação de professores da UFJF, durante o último ano.
O seminário reúne trabalhos distribuídos em três grandes áreas da Universidade: Saúde e Biológicas, Exatas e Humanidades. “Os 50 mais bem pontuados de cada área foram selecionados para o seminário”, explica a pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, Isabel Leite. Entre os dias 12 e 13 de novembro, a cada turno, uma dessas áreas será apresentada no estande do Espiaqui.
Os 150 pôsteres serão apreciados por avaliadores e os melhores trabalhos de cada área serão destacados ao final do evento e convidados para publicação na revista Principia, a fim de valorizar as pesquisas e incentivar a divulgação científica.
Além de promover o intercâmbio acadêmico, o Semic tem o propósito de aproximar a sociedade da produção científica. “O objetivo é atingir um público maior, a sociedade como um todo, mas principalmente as escolas que irão participar. Como o evento une graduação, inovação e extensão, queremos que os alunos do ensino fundamental e médio possam também apreciar os trabalhos de iniciação científica.”
Mostra de Extensão
A Mostra de Extensão acontecerá de forma presencial com apresentações que vão permitir ao público conhecer de perto projetos desenvolvidos com a comunidade nos últimos anos. “O público poderá apreciar banners, vídeos, rodas de conversa e exposições em mesa, conhecendo de forma acessível e interativa as diversas iniciativas extensionistas. A expectativa é que essa integração dentro do Espiaqui amplie a visibilidade da Extensão, fortaleça a troca entre os diferentes campos da Universidade e mostre, de forma viva, o papel transformador da UFJF junto à sociedade”, acredita a pró-reitora Érika Andrade.
Ações de inclusão, internacionalização e inovação
Em paralelo, acontecem outras atividades, entre elas, a apresentação das ações de inclusão e permanência como as bolsas e auxílios oferecidos pela UFJF aos alunos de graduação. Pais e responsáveis, por exemplo, podem tirar dúvidas sobre como solicitar apoio para alunos.
Ainda na Praça Cívica, equipes de competição da Universidade formada por alunos exibem seus projetos de desenvolvimento de carros, robôs e até foguetes.
No evento, também será possível conhecer as possibilidades de intercâmbio e mobilidade que a UFJF oferece. Para conhecer mais e tirar as dúvidas sobre esse assunto haverá uma palestra no dia 13, às 10h, com “Orientações sobre os passos para realizar um intercâmbio pela UFJF”. O encontro acontecerá no Auditório III do Centro de Ciências e será transmitido ao vivo para os estudantes de Governador Valadares.
Conferência de encerramento terá diretora do Ministério da Igualdade Racial
Finalizando o Espiaqui, no dia 13, às 17h, a instituição recebe a diretora de Política de Ações Afirmativas do Ministério da Igualdade Racial, Marcilene Garcia de Souza, para a conferência: “Diversidade como Potência: Ações Afirmativas, Extensão e Pós-Graduação na Construção da Universidade Plural”. A palestra será no Anfiteatro das Pró-Reitorias.


