O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) teve desempenho de destaque na edição 2025 do Guia da Faculdade, iniciativa do jornal Estadão e da startup Quero Educação que avalia a qualidade dos cursos de ensino superior do Brasil. O resultado, publicado na última sexta-feira (31), atribuiu “5 estrelas”, a nota máxima aos cursos de Educação Física e Nutrição, considerados “excelentes” . Já Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Farmácia, Fisioterapia e Medicina foram avaliados com “4 estrelas”, ou seja, “muito bons”.

O coordenador Acadêmico, Alex Sander de Moura, destacou o empenho da comunidade acadêmica, mesmo diante das adversidades enfrentadas pelo campus, como o grande responsável pelo resultado. (Foto: Aloizio Coelho)
Para o coordenador Acadêmico do campus, as notas obtidas pelos cursos do campus na avaliação “reflete o empenho de uma comunidade acadêmica que, mesmo diante das dificuldades, mantém o foco na inovação pedagógica, na pesquisa aplicada e no compromisso social com a região do Vale do Rio Doce”. Alex Sander de Moura ainda destaca que “esse reconhecimento nacional é um sinal claro de que estamos no caminho certo: formando profissionais competentes, críticos e éticos, capazes de impactar positivamente a sociedade”.

O resultado “reforça a qualidade do ensino e o compromisso da UFJF-GV com a formação dos alunos”, enfatizou a gerente de Graduação Angélica Cotta. (Foto: Alice Coêlho/UFJF)
Já a gerente de Graduação afirma que o resultado é motivo de grande alegria e orgulho e reforça a qualidade do ensino e o compromisso da UFJF-GV com a formação dos alunos. “É um reconhecimento que reflete o trabalho, a dedicação e o empenho de todos os servidores, professores e técnicos administrativos em educação, somados ao esforço e à dedicação dos nossos estudantes. Esse conjunto de competências e comprometimento se traduz em uma formação sólida e de qualidade, reconhecida por diferentes órgãos de avaliação. Resultados como este mostram que estamos no caminho certo!”, destaca Angélica Cotta.

Para Kellem Vincha, coordenadora de Nutrição, a nota “motiva ainda mais a acreditar e investir em uma educação de qualidade, transformadora e comprometida com o desenvolvimento do estudante”. (Foto: arquivo pessoal)
Os coordenadores dos cursos de Educação Física e Farmácia, ambos com nota máxima, comemoram o índice da avaliação do Estadão. “Estamos felizes e orgulhosos pelo excelente resultado alcançado. Esse reconhecimento é fruto de muita dedicação, construção coletiva e paixão pelo curso de todos os envolvidos — docentes, técnicos e estudantes. Trata-se de uma conquista que nos motiva ainda mais a acreditar e investir em uma educação de qualidade, transformadora e comprometida com o desenvolvimento de cada estudante”, afirma a coordenadora do curso de Nutrição, Kellem Vincha.

O coordenador de Educação Física, Cristiano Diniz, parabenizou a equipe do curso que, segundo ele, “constrói diariamente uma formação sólida, crítica e inovadora”. (Foto: Luana Silva)
“Celebramos essa conquista com a certeza de que ela reforça nosso compromisso com um projeto educacional de excelência acadêmica, com a sociedade e com a formação de profissionais capazes de transformar realidades e superar desafios. Agradecemos e parabenizamos toda a comunidade da Educação Física da UFJF-GV, que torna possível este reconhecimento e reafirma nosso curso como referência nacional em qualidade e dedicação”, enfatiza Cristiano Diniz da Silva. O coordenador do curso de Educação Física complementa afirmando que “esse resultado traduz o esforço coletivo, a dedicação e o engajamento de docentes, técnicos e estudantes, que diariamente constroem uma formação sólida, crítica e inovadora”.
O Guia da Faculdade atua como uma espécie de instituto de pesquisa, colhendo a opinião de professores que atuam no ensino superior. Os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região na qual trabalham. Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso, considerando a qualidade do projeto pedagógico, a qualidade do corpo docente e a qualidade da infraestrutura. Clique aqui e confira.
