Itamar Franco foi homenageado na logomarca da 48ª Semana da Engenharia. O ex-presidente da República foi um dos presidentes do DA da Faculdade.

A Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza a partir desta segunda, 3, sua 48ª semana acadêmica. O evento é aberto ao público com programação até o dia 7 de novembro, nos anfiteatros da unidade, no campus-sede. 

Nesta edição, o tema “De todos os cantos da Engenharia: uma história centenária” resgata a trajetória construída ao longo dos últimos cem anos e destaca as conquistas, os desafios e o papel da Faculdade de Engenharia da UFJF para o desenvolvimento científico, tecnológico e social do país. Acesse a programação completa.

De acordo com o estudante Anthony Castilho, assessor de eventos do Diretório Acadêmico (DA) Clorindo Burnier, as atividades da programação vão proporcionar momentos de aprendizagem, troca de experiências e integração entre estudantes, docentes e profissionais da área.

“As palestras são sobre assuntos diversificados e de interesse dos alunos. Tanto na parte de engenharia, que possibilita que nossos conhecimentos técnicos sejam postos em prática, quanto na parte de saúde mental, que é necessária e muito debatida ultimamente.”

Minicursos e palestras com profissionais consolidados estão programados para agregar conhecimentos teóricos e práticos aos participantes. Alguns dos temas abordados são produção de petróleo; descargas elétricas; segurança hídrica; estruturas metálicas e em madeira; inovação; mercado financeiro; empreendedorismo; comunicação via satélite; energia solar e eólica; exploração espacial; carreira acadêmica e profissional; e saúde mental das futuras engenheiras e engenheiros. Além dessas atividades, os interessados também podem participar de visitas técnicas à Itaipava e à Usina Nuclear de Angra dos Reis.

Aproximação entre academia e mercado

De acordo com o diretor Henrique Braga, as atividades multidisciplinares do evento são únicas e aproximam os estudantes de temas técnicos, científicos e profissionais.

A Semana de Engenharia da UFJF é um evento anual organizado por estudantes do DA Clorindo Burnier e com total apoio da direção da Faculdade, atualmente sob responsabilidade do professor Henrique Braga. Para ele, as atividades multidisciplinares são únicas e aproximam os estudantes de temas técnicos, científicos e profissionais que envolvem, inclusive, empresas com base municipal e nacional.

“É uma oportunidade para essas empresas se tornarem mais conhecidas no meio acadêmico e para prospectarem interessados em processos de estágio e trainee. A direção da Faculdade de Engenharia muito se orgulha de contribuir, colaborar na promoção e apoiar a realização da 48ª Semana da Engenharia. Parabeniza, igualmente, os organizadores, palestrantes e empresas parceiras”, afirma Braga.

As edições do evento têm como foco contribuir com o processo de desenvolvimento dos estudantes de todas as engenharias. Hoje, a Universidade conta com dez carreiras de formação na área (Engenharia Ambiental e Sanitária; Civil; Computacional; de Produção; Mecânica; e Elétrica – sendo esta última com habilitações em Energia; Robótica e Automação Industrial; Sistemas de Potência; Telecomunicações; e Sistemas Eletrônicos), além de quatro cursos de pós-graduação stricto sensu e diversas oportunidades de especialização lato sensu.

História centenária

Além de integrar a IX Semana da Saúde Mental, o evento deste ano também é uma homenagem à relevância e centenário do Diretório Acadêmico Clorindo Burnier, da Faculdade de Engenharia, uma das primeiras instituições estudantis do país.

Em 3 de junho de 1925, na (anteriormente) chamada Escola de Engenharia de Juiz de Fora – que deu origem à Faculdade de Engenharia da UFJF –, era fundado o Centro Acadêmico Clorindo Burnier, a 5ª instituição estudantil do país, que, mais tarde, em 1934, se tornaria o Diretório Acadêmico de Engenharia. De todas as lutas estudantis e políticas encabeçadas pelo DA, a mais expressiva é a greve local (do início dos anos de 1950) transformada em pauta nacional.