Professor Vicente Riccio (à esquerda) com  representações políticas e acadêmicas em conferência no Senado italiano 

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) marcou presença internacional no Senado da República em Roma, durante o evento “Così Lontani, Così Vicini”. A conferência apresentou o livro Policing the Amazon. Why the Rule of Law is Crucial for the Future” (Policiamento na Amazônia: Por que o Estado de Direito é crucial para o futuro), organizado pelo professor Vicente Riccio, da Faculdade de Direito da UFJF, e pelo professor Guilherme Lopes da Cunha, da Escola Superior de Guerra (ESG).

 A obra analisa os desafios da aplicação da lei na Amazônia e a importância das instituições jurídicas para o desenvolvimento sustentável e a proteção ambiental. “O tema do livro é inovador. Estamos discutindo a função básica do Estado: fazer com que o poder soberano seja aplicado no território e que a lei seja efetiva. A Amazônia é uma região de difícil acesso, marcada por disputas e pela presença de organizações criminosas que atuam fortemente. Esses crimes ambientais fortalecem essas organizações e têm impacto em todo o país, por isso a pesquisa é tão relevante”, explicou o professor Vicente Riccio.

O encontro, promovido pelo senador italiano Raoul Russo, no último dia 16, contou com participação de representações políticas e acadêmicas. Entre eles, o diretor da Escola de Magistratura do Estado de Rondônia, Alexandre Miguel, a senadora italiana Simona Petrucci, e os professores Deborah De Felice (Università degli Studi di Catania), Dilip K. Das e Giuseppe Giura (Center for Business in Society – IESE – Barcelona).

Mesa-redonda e diálogo internacional

A conferência incluiu uma mesa-redonda moderada pelo jornalista Paolo Borrometi, que discutiu o papel das instituições na proteção dos direitos fundamentais e na defesa do meio ambiente.  “Nosso diálogo com os colegas italianos é fundamental. O crime organizado não atua localmente, mas em rede, seja tráfico de drogas, crimes ambientais ou comércio ilegal de produtos. Há semelhanças entre a atuação dessas organizações na Amazônia e na Itália, e discutir isso no Senado italiano permitiu mostrar como a lei e as instituições podem agir para reduzir essas vulnerabilidades”, afirmou Riccio.

O evento contou ainda com a presença de representantes da Universidade de Catania, Universidade do Estado do Amazonas, International Police Executive Symposium (IPES) e do Center for Business in Society da IESE Business School, que teve o encerramento conduzido pelo professor Antonino Vaccaro, destacando a importância das universidades na promoção da responsabilidade social e sustentabilidade.

Próximos passos da pesquisa

Para o professor Riccio, a iniciativa abre caminho para expansão da pesquisa e fortalecimento de redes internacionais. “Queremos ampliar a pesquisa para outros estados da Amazônia, consolidar nossa rede de pesquisadores do Brasil, de outros países da região e da Europa. Já temos convênios e financiamento para novas publicações, seminários, dissertações e workshops, como o que será realizado em julho de 2026 no Instituto Internacional de Sociologia Jurídica do País Basco. A participação da UFJF fortalece a internacionalização da pesquisa e a reflexão sobre o meio ambiente e o direito”, concluiu.