
Raquel Souza França está entre as quatro estudantes selecionadas na Região Sudeste para o programa de intercâmbio da Casa Civil (Foto: arquivo pessoal) (Foto: arquivo pessoal)
A estudante do curso de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Raquel Souza França, foi uma das quatro selecionadas da região sudeste para participar da 15º Edição do Programa de Intercambio SAJ, organizado pelo Centro de Estudos Jurídicos da Presidência da República (CEJ) vinculado à Casa Civil da Presidência da República. Com o objetivo de estreitar os laços entre os órgãos do Poder Executivo e os estudantes universitários, a iniciativa seleciona 20 estudantes brasileiros para conhecer as ações de instituições públicas dos três poderes da federação, por meio de práticas, visitas técnicas e um curso.
O Programa de Intercâmbio SAJ acontece entre os dias 3 e 14 de novembro, em Brasília, com hospedagem inclusa e atividades presenciais concentradas no Palácio do Planalto e em seus anexos. Durante o período, os participantes terão uma imersão na rotina do Poder Executivo, acompanhando o funcionamento de diferentes órgãos e participando de visitas e encontros formativos. Ao final do programa, os estudantes que concluírem todas as etapas receberão certificado de participação, com carga horária total de 80 horas complementares.
A seleção é voltada para alunos dos cursos de Direito, Administração, Sociologia, Ciência Política, Economia, Relações Internacionais e Gestão de Políticas Públicas, e conta com uma prova escrita de redação, de caráter classificatório, além do envio de um vídeo de apresentação, em que os candidatos relatam sua trajetória e objetivos. “Essa iniciativa serviu para superação das barreiras que por vezes encontrei na minha vida como estudante universitária. Além disso, é uma grande oportunidade de acompanhar de perto as atividades do Poder Executivo vai me permitir compreender, na prática, aquilo que estudamos em sala ”, afirma a estudante que acredita também ser um grande privilégio observar como o Direito se concretiza nas políticas públicas.
Além disso, Raquel diz que o resultado representa não apenas uma conquista pessoal, mas também um incentivo a outros estudantes. “O intercâmbio é o sonho de muitos e a oportunidade de poucos. Embora o programa não seja de longa duração ou realizado fora do país, ele tem grande importância na minha trajetória”, afirma.
