Repertório percorre grandes nomes da história da música, explorando o lirismo, o humor e o drama (Foto: divulgação)

Quando a orquestra se une à voz, nasce um espetáculo em que emoção e teatralidade se encontram em perfeita harmonia. É essa experiência que o público vivencia em “Operando 2025”, concerto didático da Orquestra Sinfônica Pró-Música, que, no domingo, dia 2 de novembro, transforma o palco do Cine-Theatro Central em uma verdadeira celebração da ópera. A entrada é franca, com retirada de ingressos na semana do evento, na recepção do teatro, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

No dia 2, antes que o primeiro acorde ecoe, às 18h30 o público é convidado a mergulhar no universo erudito por meio de uma palestra ministrada pelo professor Rodolfo Valverde. Ele apresenta os compositores e o repertório do concerto, revelando curiosidades sobre as obras, os contextos de sua criação e o que torna cada uma delas única. É um momento de aproximação entre o público e a música, em que ouvir passa a ser também compreender.

Logo depois, às 19h30, sob a regência do maestro Victor Cassemiro, os integrantes da Orquestra Sinfônica Pró-Música sobem ao palco acompanhados de cantores líricos de Juiz de Fora, do Coral Pró-Música e dos bailarinos do Estúdio de Dança Vivian Mockdece, unindo música, voz e movimento em um espetáculo que revela a força e a beleza da ópera.

Maestro Victor Cassemiro diz que evento busca   tornar a ópera visível e compreensível (Foto: divulgação)

Segundo Cassemiro, a proposta de “Operando 2025” é, acima de tudo, tornar a ópera visível e compreensível. “Através da palestra, do encontro entre vozes solistas, coral e orquestra, e do movimento cênico da dança, o público recebe ferramentas para reconhecer formas, emoções e intenções dramáticas, e sair da sessão não só emocionado, mas também mais próximo do repertório lírico”, considera.

O repertório percorre grandes nomes da história da música, explorando o lirismo, o humor e o drama que definem o gênero que representam.  No programa, estão Carmen (1875) de Bizet; Le Nozze di Figaro (1786), Don Giovanni (1787) e Cosi Fan Tutte (1790) de Mozart; Madama Butterfly (1904) de Puccini; Les Contes di Hofman (1881) de Offenbach; e Lucia di Lamermoor (1835) de Donizetti.

O espetáculo conta com os cantores Alexandre Pereira, Cecília Costa Fajardo, Elmir Santos, Harley Arruda, Josuan Vicenzi, Letícia Almeida, Michelle Flores, Tâmara Lessa e Thalita Mileny interpretando as tramas elaboradas por Mozart, Bizet, Puccini, Offenbach e Donizetti.