O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai implementar a Rede de Pesquisa e Extensão dos Hospitais Universitários Federais (Rede HU+). A iniciativa prevê um edital que selecionará 52 propostas de estudos na área da saúde, desenvolvidos em hospitais universitários federais vinculados à Ebserh e nas instituições de ensino superior às quais esses hospitais estão relacionados.
A Rede HU+ integra um acordo entre a Ebserh, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Complexo Econômico-Industrial da Saúde do Ministério da Saúde (SECTICS). O edital já foi publicado, e as submissões podem ser realizadas até 1º de dezembro.
Criada para fortalecer a pesquisa aplicada e a formação de recursos humanos voltados à qualificação da atenção em saúde prestada pelos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), a Rede HU+ oferecerá financiamento para custeio e bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. A proposta é promover a integração entre universidades e hospitais universitários, estimulando o compartilhamento de experiências e conhecimentos.

Priscila Pinto vê o edital Rede HU+ como oportunidade de integrar ensino, pesquisa e assistência em saúde (Foto: Carolina de Paula/UFJF)
A previsão é de um investimento de R$ 75 milhões ao longo de cinco anos. Os projetos deverão estar alinhados a pelo menos um dos eixos estratégicos: saúde da mulher; saúde da população em situação de vulnerabilidade; saúde indígena; saúde digital; doenças negligenciadas; doenças raras; e oncologia.
Além de ampliar a produção científica e acadêmica, a Rede HU+ busca gerar impacto direto na comunidade e na saúde pública, estimulando o desenvolvimento de tecnologias e inovações e garantindo continuidade e sustentabilidade das ações de pesquisa e extensão.
A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFJF, Priscila Pinto, reconhece o edital Rede HU+ como uma oportunidade estratégica para fortalecer a integração entre ensino, pesquisa, inovação e assistência em saúde. “Pela primeira vez, a UFJF poderá institucionalizar um projeto coletivo que reúne docentes dos programas de pós-graduação e trabalhadores do HU/Ebserh, atuando lado a lado em ações de pesquisa e formação. Essa iniciativa promove interdisciplinaridade, amplia a produção científica aplicada e fortalece as redes de colaboração. É também uma forma de captação de recursos que reafirma o compromisso da Universidade com o fortalecimento do SUS, a formação de profissionais qualificados e a produção de conhecimento com impacto social”, afirma.

Thiago Nascimento destaca que o objetivo é estimular a formação de grupos interdisciplinares (Foto: Carolina de Paula/UFJF)
O gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFJF/Ebserh, Thiago Nascimento, explica que o hospital está mobilizando suas equipes em uma ação conjunta com a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp). “Nosso objetivo é estimular a formação de grupos interdisciplinares que integrem profissionais do hospital e docentes dos programas de pós-graduação da UFJF, promovendo a construção coletiva de um projeto institucional vinculado ao Edital Rede HU+”, detalha.
Segundo Nascimento, o diferencial do HU-UFJF está na forte inserção acadêmica e na diversidade de cenários de prática integrados ao ensino, à pesquisa e à extensão. “Como hospital de ensino, combinamos capacidade assistencial complexa, infraestrutura de pesquisa e uma cultura institucional voltada à qualificação do SUS. Essa característica permite que o HU-UFJF atue como um verdadeiro laboratório vivo para o desenvolvimento de soluções voltadas à melhoria da gestão hospitalar e à qualificação do cuidado em saúde”, ressalta.

