Existe alguma família perfeita? E o que seria essa perfeição? Um segredo do passado poderia comprometer relações do presente? Entre questionamentos filosóficos e a realidade nua e crua da vida, o Grupo Divulgação (GD) traz ao público o novo espetáculo “Volta por cima”. A estreia acontece na próxima quarta-feira, dia 22 de outubro, às 20h, no Forum da Cultura da UFJF. As apresentações seguem até o dia 15 de novembro, de quarta-feira a sábado, sempre às 20h. Os ingressos precisam ser reservados com antecedência por meio dos telefones (32) 99906-3850 (whatsapp) ou (32) 2102-6306 (telefone e whatsapp).

Espetáculo segue até 15 de novembro, no Fórum da Cultura da UFJF (Foto: Grupo Divulgação)

A trama da nova montagem teatral gira em torno de uma viúva que, após anos de completa felicidade com o marido recém-falecido, descobre ter sido traída por ele. Não bastasse a decepção, eis que surge um filho bastardo, fruto de uma relação do companheiro fora do casamento. O texto e a direção do espetáculo ficaram a cargo do teatrólogo, professor e coordenador do Grupo Divulgação, José Luiz Ribeiro, que buscou provocar diferentes reações no público.

“É uma daquelas histórias de emocionar. É teatro! Tem começo, meio e fim, tem a hybris (termo grego que significa uma grande falha) do personagem, tem o cataclisma no final e a mudança. O público vai se divertir, emocionar e vai encontrar uma relação direta do teatro com o tempo que nós estamos vivendo”, explica o diretor.

No palco, estarão as atrizes Márcia Falabella e Helena Vasconcelos, e os atores Lúcio Araújo e Bruno Luis, um quarteto que se preparou em tempo recorde, entre ensaios, memorização de falas, preparação corporal e vocal. O resultado dessa integração poderá ser admirado no palco intimista, especialmente preparado para a nova temporada.

 

As atrizes Márcia Falabella e Helena Vasconcelos, e os atores Lúcio Araújo e Bruno Luis, durante o ensaio do espetáculo (Foto: Grupo Divulgação)

A atriz Márcia Falabella, coordenadora dos projetos de extensão do GD e professora da Faculdade de Comunicação da UFJF, acredita que as pessoas sairão do espetáculo discutindo alguns temas importantes. “Ao longo dos 50 minutos de peça, o público percorrerá, juntamente com os personagens, situações que são mais presentes no cotidiano das pessoas do que se possa imaginar. Amor, luto, traição, relações entre pais e filhos, ganância, a busca por felicidade, entre outros… É uma peça conectada com a vida”.

O cotidiano no palco, como uma rádio novela, nos faz refletir que pequenas vidas, com seu sofrimento diário, importam tanto como os preços de supermercado. Tudo depende do ponto de vista!

O Grupo Divulgação
O Centro de Estudos Teatrais (CET) – Grupo Divulgação é um núcleo de ensino, pesquisa e extensão em artes cênicas, que se iniciou como um grupo de teatro universitário, nascido em 1966, na antiga Faculdade de Filosofia e Letras. Formado por professores e acadêmicos, o CET se fundamenta como um grupo de pesquisa em artes cênicas, possibilitando, através do ensino, a difusão de conhecimentos e a extensão de uma vasta produção teatral junto às comunidades, visando à inclusão social e à construção de cidadania.

Seu repertório atesta um compromisso com a difusão da dramaturgia universal, possibilitando ao público um encontro com reflexões que, ao longo dos tempos, espelhou o ser humano, seus conflitos, angústias e sonhos. As encenações diversificadas criaram a oportunidade para os atores encontrarem a pesquisa cênica. Cada encenação tem uma visão particular que dialoga com a realidade nacional.