
O professor aposentado de Sociologia da UFMG, João Batista dos Mares Guia, participa da abertura da Semana do Direito, ao lado da professora Cláudia Maria Toledo (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)
Teve início nesta segunda-feira, 20, a III Semana da Integração e da Inovação da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), evento que segue até o sexta-feira, 24, com uma programação que inclui conferências, minicursos, painéis, mostras de pesquisa e rodas de conversa. A iniciativa aproxima ensino, pesquisa, extensão e cultura, incentivando o diálogo entre diferentes áreas e instituições.
A abertura oficial ocorreu pela manhã, com a conferência “A Constituição de 1988 e a Democracia no Brasil: da democracia ameaçada à democracia inabalada?”, ministrada por João Batista dos Mares Guia, professor aposentado de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O palestrante abordou os desafios contemporâneos da democracia brasileira e destacou a importância do papel das novas gerações na defesa dos valores democráticos. “A democracia precisa de democratas, precisa de vocês com nítida consciência teórica, jurídica, política, ideológica, em defesa da democracia”, afirmou o docente convidado aos presentes no evento. “Lutar não é brigar, é colocar em vida os valores, as ideias, a visão de mundo que temos, entendendo que ao seu lado está o outro, a alteridade”, reforça Guia
Para a professora Cláudia Maria Toledo, integrante da comissão organizadora, a proposta da Semana é valorizar a pluralidade de olhares e o trabalho conjunto entre áreas. “É um evento que expressa a integração entre ensino, pesquisa, extensão e cultura, traduzindo a própria complexidade da vida, que exige uma visão plena e integrada do ser humano”, destaca.
Interessados em participar do evento devem realizar as inscrições por meio do site do evento, tanto para a programação geral quanto para atividades específicas. A participação permite a obtenção de até três tipos de certificados, diurno, vespertino e noturno, todos com carga horária de 20 horas, mediante presença mínima de 16 horas de atividades, registrada por meio de QR code disponível nas salas.
Confira a programação completa.
