Especialistas reúnem técnicas para quem tem dificuldades em se concentrar nos estudos (Foto: Géssica Leine/UFJF)

O objetivo do PAP é fortalecer a base de conhecimentos dos estudantes em português e matemática e proporcionar mais suporte para o desenvolvimento de habilidades ligadas à vida acadêmica. (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Uma iniciativa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai facilitar a adaptação e permanência dos novos estudantes de Governador Valadares. Estamos falando do Programa de Acolhimento Pedagógico (PAP). Em funcionamento em Juiz de Fora desde o primeiro semestre deste ano, inicia agora as suas atividades no campus avançado, e está selecionando alunos dos cursos de graduação para atuarem como bolsistas no projeto. As inscrições começam nesta quinta-feira, 16, e vão até a próxima segunda-feira, 20.

Requisitos para ser bolsista do programa
As regras para se inscrever como bolsista do PAP são semelhantes aos requisitos exigidos em outras oportunidades ofertadas pela universidade, notadamente: estar regularmente matriculado em curso de graduação do campus de Governador Valadares; ter disponibilidade para atuação presencial, por 12 horas semanais, na cidade; e não acumular a bolsa com outras mantidas pela UFJF, exceto as das modalidades de assistência estudantil.

Para se inscrever, é necessário acessar o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga-X) até as 17h da próxima segunda-feira, 20. Os selecionados funcionarão como uma espécie de “professor” no programa, preparando e ministrando os encontros e atuando na correção de atividades, tudo isso sob a orientação de um docente do campus.

O processo seletivo inclui prova escrita sobre conhecimentos específicos da área de atuação do candidato, curso de treinamento dos aprovados nessa primeira fase e, por último, uma prova-aula. O resultado final deve sair em 11 de novembro deste ano. A bolsa tem valor de R$450.

Para ler o edital na íntegra, clique aqui.

Quem será atendido pelo PAP?
A prioridade do programa são aqueles estudantes que obtiveram nota inferior a 40% nas provas de português/linguagens e de matemática no Pism ou no Enem. As demais vagas são destinadas a outros interessados. Até mesmo os veteranos do campus poderão participar.

O objetivo do PAP é fortalecer a base de conhecimentos dos estudantes nessas duas grandes áreas e proporcionar mais suporte para o desenvolvimento de habilidades ligadas à vida acadêmica. É por isso que além de português e matemática também estão previstos conteúdos sobre a produção acadêmica e científica e reflexões sobre o papel do estudante na sociedade.

Segundo a pró-reitora de Graduação, Katiuscia Vargas, o programa irá promover não só o acolhimento do estudante na universidade, mas possibilitar que aqueles que tenham alguma fragilidade em relação à formação na educação básica possam ter apoio pedagógico, facilitando sua permanência no curso (leia a matéria sobre o lançamento do PAP na UFJF).

Mais informações:
Programa de Acolhimento Pedagógico (PAP)