
Evento na praça cívica da UFJF, dia 19, visa orientar tutores de pets sobre o câncer de mama em animais (Foto: Twin Alvarenga)
O curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, nos dias 18 e 19 de outubro, o Outubro Rosa Pet, iniciativa do Grupo de Extensão em Oncologia Veterinária de Cães e Gatos e da Liga Acadêmica de Pequenos Animais. O evento reúne palestras, trocas de experiências e atividades interativas voltadas à conscientização sobre o câncer de mama em animais de estimação. As atividades acontecem no Anfiteatro da Faculdade de Engenharia – Prédio Itamar Franco, no dia 18, a partir das 8h, e na Praça Cívica da UFJF, no dia 19, a partir das 9h.
O evento busca conscientizar a comunidade acadêmica e externa quanto a prevenção e o tratamento do câncer de mama em cadelas e gatas, uma doença também recorrente e letal entre os animais, mas que com o diagnóstico precoce evita complicações e permite o cuidado adequado. Assim, o principal objetivo do evento é ressaltar a importância da oncologia na prática da medicina veterinária, atualizando os profissionais e prevenindo a doença por meio da informação. “Nosso grupo tem como principal objetivo, o bem-estar animal, que engloba a saúde total de nossos pacientes”, afirma a professora e coordenadora do projeto, Cinthya Brillante Cardinot.

Cinthya Brillante Cardinot é professora do curso de Medicina Veterinária da UFJF (Foto: arquivo pessoal)
Programação
O primeiro dia será voltado a estudantes e professores, com atividades nos turnos da manhã e da tarde. As inscrições são feitas on-line e têm o valor de R$ 20. A programação contará com seis palestras ministradas por pesquisadoras e professoras convidadas, abordando temas como citologia, manejo anestésico e analgésico, tumores mamários, radioterapia em oncologia e aspectos técnicos da mastectomia.
Segundo Cinthya, o Outubro Rosa Pet é uma oportunidade de atualização e integração entre ensino e extensão, beneficiando tanto os alunos envolvidos em projetos quanto toda a comunidade acadêmica da área. “O evento contribui para a formação dos estudantes e reforça o papel da universidade na disseminação do conhecimento científico em benefício da sociedade”, destaca.
Já no domingo, dia 19, a programação será aberta ao público e voltada à comunidade externa, com foco na educação e conscientização. Por meio de materiais informativos e demonstrações práticas, estudantes, professores e médicos-veterinários orientarão os tutores, na praça cívica da UFJF, sobre como identificar precocemente sinais da doença, demonstrando, por exemplo, a forma correta de palpar a cadeia mamária e reconhecer possíveis nódulos.
Outras informações: instagram (@oncovet_ufjf)
