Evento lotou auditório da Unidade Vila Bretas (Foto: Aloizio Coelho)

Realizado nos dias 8 e 9 de outubro, o VI Integra Fisio coroou o retorno do tradicional evento acadêmico do curso de Fisioterapia após um hiato de quatro anos, iniciado durante a pandemia de Covid. A edição contou com uma programação diversificada, incluindo palestras, mesas-redondas e a apresentação de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos na universidade.

Para o chefe do Departamento de Fisioterapia, professor Rafael Rezende, o evento simboliza mais do que um simples retorno. “É um momento para a gente celebrar a Semana do Fisioterapeuta, celebrar esses movimentos acadêmicos e também presentear os alunos com tudo que a gente tem desenvolvido aqui dentro da Universidade para que eles possam se integrar cada vez mais”, ressaltou o professor ao lembrar do Dia do Fisioterapeuta celebrado em 13 de outubro.

A integração, de fato, foi apontada como um dos pilares desta sexta edição. Ana Luiza Rena, uma das organizadoras, explicou que o afastamento dos estudantes foi uma consequência do período sem eventos presenciais. “A importância do Integra Fisio é realmente integrar os estudantes da fisioterapia. A gente percebe que muitas vezes os estudantes, cada um está no seu canto, os períodos são separados e a gente retorna ao Integra Fisio para tentar juntar os períodos e ter uma harmonia”, afirmou.

Durante a programação, foi oficialmente anunciada a reativação do Diretório Acadêmico de Fisioterapia, com processo eleitoral previsto para ocorrer ainda neste semestre. Segundo Ana Luiza, a entidade terá um papel fundamental na unificação das demandas dos alunos. “O DA vai pegar todas essas questões, que muitas vezes os alunos têm, para apresentar para a coordenação do curso, do departamento, e fazer com que isso aconteça, com que as pautas realmente caminhem”.

Samuele Nystron recebeu o prêmio das mãos de Hermann Alecsandro Rodrigues, representante do CREFITO-4 (Foto: Aloizio Coelho)

Outro marco do VI Integra Fisio foi a entrega do Prêmio Aurora, uma honraria inédita concedida pelo CREFITO-4 para reconhecer os estudantes que mais se destacaram durante os estágios curriculares. Agraciado, Samuele Nystron, expressou sua gratidão pelo reconhecimento. “Primeiramente eu me sinto muito honrado de ter todo o esforço reconhecido. É algo que impulsiona a gente, mostra que nós somos vistos, que nós somos avaliados, mas também nós somos prestigiados”, comemorou. “Isso traz uma motivação a mais para que a gente possa finalizar o curso e, claro, ingressar no mercado de trabalho com mais confiança”.

Sobre a experiência prática, Samuele enfatizou a riqueza do aprendizado. “Como estagiário a gente atua em vários níveis de atenção. Nós temos contato com todas as áreas da fisioterapia, todos os tipos de público. A gente acaba tendo uma gama diversa de instrumentos, de atividades para serem realizadas e também de conhecimento. Sempre tive algo para aprender em cada uma dessas etapas, algo para analisar a respeito do caminho que eu quero tomar como profissional”.