O Forum da Cultura da UFJF recebe na próxima sexta-feira, dia 10 de outubro, a partir das 18h30, o lançamento do livro ‘Vontades Incompletas’, da professora e poeta Edylane Eiterer, popularmente conhecida como Dy. Na ocasião, também ocorrerá a cerimônia de posse da escritora na Academia Juiz-forana de Letras (AJL). O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Composto por mais de 90 poemas, o livro de poemas em versos livres, primeiro projeto poético da escritora, vem sendo desenvolvido desde meados de 2012, a partir da leitura do livro ‘Amores Difíceis’, de Ítalo Calvino. Apesar de não ser uma obra diretamente influenciada por esse autor, naquele período, a leitura de suas páginas incentivou Edylane em seu processo de escrita.

“É um livro fluido. Não tenho uma temática única, mas os desejos, as vontades, perpassam todas as páginas, com um ritmo leve que vem de minha relação com a Dança Cigana, um tanto de reflexões sobre os sentimentos, sobre o amadurecimento e a nossa construção como seres que sentem e precisam expor esse sentimento”, relata Edylane.

A primeira versão de ‘Vontades Incompletas’, nascida em 2012, quase se perdeu completamente. Ao longo dos anos que se sucederam, a poeta resgatou seus textos, organizou seus poemas e deu a cada um deles um novo rumo.

“Nunca escrevo um livro de cada vez. Sempre são vários projetos e os poemas nascem e se ajeitam ao livro que mais se adequam. Em geral, meu processo se deve muito à observação e à escuta. O poeta é um fingidor e um espalhador de histórias. Nem tudo é sobre mim, mas nem tudo é sobre o outro. Separar a Dy da poeta é difícil porque elas coexistem nos poemas”, explica a autora.

Edylane Eiterer é historiadora de formação, recém-graduada em Letras, pesquisadora e professora de culturas e danças ciganas. Sua forte relação com a literatura, as artes plásticas, a dança e as mitologias está presente em ‘Vontades Incompletas’, onde tais temáticas estão diretamente referenciadas ou influenciando o processo de construção das imagens poéticas. “A poesia é um ser mágico, alado, que pousa no leitor e cria suas raízes mais profundas. Espero que meus leitores vistam-se com minha poesia e façam dela sua companhia, sua reflexão, seu aconchego. Que possam se emocionar e se inspirar com a vontade de quem quer desbravar o verso até o último suspiro”, conclui.

‘Vontades Incompletas’ é lançando sob o selo da editora Patuá, que oferece diversos editais de apoio a escritores independentes.

Posse na Academia Juiz-forana de Letras (AJL)

Brindando o lançamento do livro, e vice-versa, Edylane Eiterer também toma posse na Academia Juiz-forana de Letras (AJL), instituição que há 42 anos realiza admirável trabalho pela valorização de escritores da cidade e pela literatura em si. Ela ocupará a cadeira de número 16, cujo patrono é o médico e escritor Eduardo de Menezes.

A solenidade consagra a poeta como mais um importante nome representante da escrita juiz-forana, reconhecendo sua produção literária, dedicação à cultura e educação, valores que também estão no escopo dos trabalhos da AJL. “Integrar os quadros dessa casa é antes de qualquer coisa uma grande alegria pelo reconhecimento dos meus pares, mas também uma responsabilidade em seguir produzindo e divulgando literatura de qualidade junto aos trabalhos da casa. É uma honra levar o nome da Academia Juiz-forana de Letras por meus caminhos”, destaca Edylane.

A posse na academia é como a realização de um desejo para a escritora, que reconhece que “estar em uma instituição dessa envergadura requer responsabilidades com a palavra, a dita e a escrita. É um compromisso de trabalho, de zelo, de divulgação e, como sou professora, de ensino e inspiração da palavra, pela palavra para aqueles que não estão na instituição e que precisam ser alcançados pela literatura, pela história e pela memória”.

A Academia Juiz-forana de Letras (AJL) é a instituição literária mais antiga em funcionamento em Juiz de Fora hoje. Suas atividades se estendem de cursos formativos, de escrita, de trovas, de literatura Juiz-forana para adultos, jovens e crianças, pensando a inclusão. O espaço segue empenhado em seus trabalhos, com membros ativos e premiados que não medem esforços para divulgar a literatura e as artes.

O processo para ocupação das cadeiras da intuição se dá por meio de edital público, aberto a qualquer pessoa que tenha interesse e possua critérios necessários para se inscrever. As etapas são compostas por inscrição, composição de lista tríplice, análise por uma Comissão de Seleção e, por fim, eleição.

Mais sobre a autora

Edylane Eiterer é mãe de Heitor, juiz-forana, graduada em História (UFJF) e Letras (FAVENI), mestra em Educação (UFF) e especialista em Metodologia de Ensino de História (FACULESTE) e Gestão do Patrimônio Cultural (GRANBERY). Membro da Academia Juiz-forana de Letras e da União Brasileira de Trovadores – seção Juiz de Fora. Escritora e poeta, lançou três livros de poesia: Os desertos que me atravessam (2019); Os olhos do deserto (2024) e Vontades Incompletas (2025). É pesquisadora e professora de Cultura e Danças Ciganas. Atua como professora de História na rede municipal de Juiz de Fora e como palestrante.

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, na rua Santo Antônio, 1112, Centro, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de cinco décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

Endereço e outras informações

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@ufjf.br

Instagram: @forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 2102-6306