Uma das equipes discutem o projeto. (Imagem: Larissa Bonomo)

Gestão na atenção primária, redução da sífilis gestacional e congênita e autonomia reprodutiva e métodos contraceptivos. Esses foram os temas dos três projetos vencedores da 2ª Oficina Pensa do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), realizada no dia 26 de setembro e na última sexta-feira, 3.

A presidente da Ciepe, Larissa Bonomo, fala aos participantes da 2ª Oficina Pensa. (Imagem: Aloizio Coelho)

Promovida pela Comissão de Integração das Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão (Ciepe) do Instituto de Ciências da Vida (ICV) do campus, a oficina busca aproximar e conectar os profissionais de saúde com a universidade, a fim de que desse relacionamento surjam projetos que atendam às necessidades de saúde dos valadarenses.

A saúde materno-infantil foi o tema desta segunda edição. Todos os projetos precisavam propor soluções para “minimizar ou resolver os piores indicadores” relacionados a essa demanda, como frisou a professora da UFJF-GV e presidente da Ciepe, Larissa de Freitas Bonomo.

Dinâmica realizada na oficina. (Imagem: Larissa Bonomo)

Ao todo, seis equipes – formada por estudantes, professores e técnicos administrativos do campus, além de profissionais de saúde – participaram das atividades da 2ª Pensa, que incluíram dinâmicas de interação dos participantes, informações sobre a estruturação do projeto e uma capacitação sobre o pitch – como é chamada a apresentação curta e direta de uma proposta, muito comum no ambiente dos negócios.

Coordenadora do setor de Inovação da UFJF-GV, Nádia Carvalho, ministrou oficina sobre pitch. (Imagem: Aloizio Coelho)

Professora do curso de Administração da UFJF-GV e coordenadora do setor de Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia do campus, Nádia Carvalho explica que atividades como a Pensa contribuem para “aproximar o que a universidade produz em termos de conhecimento dos problemas da sociedade, além de incentivar a busca por soluções inovadoras trabalhando em parceria.”

Confira abaixo os projetos premiados:

1º lugar: Tendências de mortalidade infantil em Governador Valadares, Minas Gerais e Brasil, 2009-2023, segundo determinantes sociais da saúde: estratégias de gestão na Atenção Primária à Saúde para sua evitabilidade
Coordenação: Pollyanna Costa Cardoso

2º lugar: Fortalecimento da qualidade do pré-natal e da puericultura em Governador Valadares-MG: redução da sífilis gestacional e congênita por meio de um programa de extensão focado na adesão e tratamento dos parceiros
Coordenação: Lilian da Silva Ramos

3º lugar: Fortalecimento da autonomia reprodutiva e do acesso a métodos contraceptivos como estratégia para melhoria da saúde materno-infantil no SUS
Coordenação: Lauro César da Silva Maduro

Para conferir o resultado detalhado da avaliação dos projetos, clique aqui.