O projeto “Minitabela Periódica Interativa: divulgação e ensino de química através de um moderno objeto educacional” foi contemplado com o primeiro lugar na área de divulgação científica e espaços não formais de ensino durante o VIII Simpósio Mineiro de Educação Química (SMEQ), realizado em Diamantina entre os dias 24 e 26 de setembro de 2025. Desenvolvido integralmente pelo Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o projeto se destacou pela inovação e pelo impacto pedagógico.

A Minitabela Periódica Interativa nasceu como uma alternativa para aproximar estudantes da experiência já oferecida na visitação ao Centro de Ciências, que conta com uma tabela periódica com monitor interativo e todos os elementos dispostos em uma grande estrutura. Clique no vídeo abaixo para saber mais.

Este vídeo mostra a nova versão da minitabela periódica lançada na comemoração dos 19 anos do Centro de Ciências. 

A versão em miniatura é compacta e de fácil transporte, equipada com amostras reais de elementos químicos e conta com um sistema digital que possibilita acessar informações científicas. Professores de Química e de Ciências da rede pública de ensino poderão levar o equipamento às salas de aula, tornando as atividades mais atrativas e conectadas ao cotidiano dos alunos. Interessados devem entrar em contato com a secretaria do Centro de Ciências para mais informações.

A Minitabela Interativa apresentada em Diamantina é a segunda versão do equipamento e trouxe avanços significativos em relação à anterior: passou de cerca de 25 kg para 10 kg, tem metade do tamanho da primeira, e agora é controlada por uma tela embarcada na própria estrutura. Além disso, ganhou novas funções, como sensores de toque em todos os elementos, atualização de dados científicos, jogos educativos e uma área multimídia remodelada, que permite incluir vídeos, músicas e videoaulas. 

O projeto foi desenvolvido pela equipe do Centro de Ciências – pelos técnico-administrativos em educação Fábio Dias dos Santos e Julio César de Carvalho Stoco e pelo trabalhador terceirizado Guilherme Oliveira Ramos, com a orientação dos professores Elói Teixeira César e Marco Antônio Escher. O software usado no modelo teve também a participação da empresa Lumina Tecnologia.

“Foi uma experiência muito motivadora. Nós do Centro de Ciências temos o compromisso de fazer divulgação científica, e ter um equipamento totalmente desenvolvido aqui exposto em um dos maiores simpósios de educação química do país é gratificante. Além disso, a elaboração do trabalho contou com técnicos, docentes e trabalhadores terceirizados, o que mostra a importância da inserção de todos os profissionais da Universidade em seus espaços acadêmicos.”

Simpósio Mineiro de Educação Química

A oitava edição do Simpósio Mineiro de Educação Química foi organizada pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), teve como tema “Integrando saberes no ensino e na formação de Professores de Química” e reuniu pesquisadores, professores e estudantes para discutir práticas pedagógicas inovadoras, formação docente e divulgação científica.

Outras informações:  (32) 2102-6913 (também é WhatsApp) / (32) 2102-6914

https://www2.ufjf.br/centrodeciencias/