Artigo é fruto da pesquisa de mestrado do servidor Lucas Ariel (Foto: Dante Rodrigues)

Um estudo desenvolvido por um servidor técnico-administrativo do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), em seu mestrado, resultou em um artigo científico que identificou os principais obstáculos na gestão e fiscalização de contratos do campus. O artigo “Desafios da gestão de contratos em uma universidade federal” é de autoria de Lucas Ariel Dias da Silva, contador lotado no setor financeiro da UFJF-GV, e Leonardo Alexandrino,  administrador da UFJF-GV, sob orientação do professor Marcos Tanure, ex-pró-reitor de infraestrutura da UFJF. O trabalho foi publicado na Revista de Gestão Universitária da América Latina (GUAL), periódico com classificação A4 no Qualis-CAPES.

A pesquisa, que combinou entrevistas com gestores e a aplicação de questionários aos servidores envolvidos com contratos, identificou um conjunto de desafios que impactam diretamente a eficiência e a transparência da administração pública no campus.

Segundo Leonardo Alexandrino, os desafios podem ser divididos em quatro eixos principais. O primeiro refere-se à capacitação e conhecimento insuficientes. “A pesquisa evidenciou que as ações de capacitação são insuficientes. Muitas vezes, são de natureza básica e introdutória e não proporcionam conhecimento suficiente para a atuação dos gestores e fiscais”, explica o administrador.

O segundo eixo é a sobrecarga de trabalho, um problema quase universal entre os entrevistados. A pesquisa constatou que 97% dos servidores acumulam a função de gestão ou fiscalização de contratos com outras atribuições em seus setores, o que sobrecarrega os profissionais e dispersa seus esforços.

A falta de suporte e estrutura adequada também se mostrou um obstáculo significativo, incluindo a carência de suporte continuado, a falta de padronização de procedimentos e a ausência de critérios claros para a designação dos fiscais.

Por fim, foram identificados problemas de alinhamento e planejamento. Quase metade (44%) dos servidores relatou que não há relação entre sua área de atuação ou formação acadêmica com o objeto do contrato que gerenciam. Além disso, 72% dos respondentes não participaram da equipe de planejamento da contratação, etapa crucial prevista nas normativas. “Esses desafios impactam o desenvolvimento do campus de várias maneiras”, alerta Alexandrino. “Podem levar ao desperdício de recursos públicos, comprometer a qualidade dos serviços prestados à sociedade, resultar em falhas e criar grandes desafios para os próprios servidores, dificultando a execução adequada de suas funções”.

Administrador Leonardo Alexandrino, um dos autores do artigo (Foto: Dante Rodrigues)

O artigo não se limita a diagnosticar os problemas, mas também apresenta um conjunto de sugestões concretas para superá-los. As principais propostas incluem: revisão e aprimoramento da capacitação; definição clara dos critérios de escolha de gestores e fiscais, buscando o alinhamento do objeto contratual com a formação e a área de atuação do servidor; melhoria do planejamento; uso de ferramentas tecnológicas e suporte; atualização de documentos e manuais; e comunicação e visibilidade.

Contribuição para o debate público

Para os autores do estudo, a publicação do artigo em um periódico internacional de prestígio como a Revista GUAL amplifica a relevância dos achados. “A pesquisa revela que diferentes Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) compartilham desafios similares”, comenta Alexandrino.

“Ao discutir esses obstáculos com base empírica, o artigo fornece uma contribuição importante para o campo científico e para o aprimoramento da administração pública, além de servir como base para estudos futuros”, conclui.