Encontro aconteceu na última sexta-feira, 26, na UFMG (Foto: Raphaella Dias/UFMG)

O vice-reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Telmo Ronzani, participou, na última sexta-feira, 26, da recepção a uma missão de embaixadores da União Europeia (UE) realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O encontro reuniu representantes de universidades mineiras, autoridades estaduais e municipais, além da reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, que apresentou iniciativas de internacionalização e projetos de impacto socioambiental.

A comitiva, liderada pela embaixadora da União Europeia, Marian Schuegraf, contou com a presença de outros 17 diplomatas de Estados-membros do bloco. O grupo também se reuniu com representantes e autoridades do governo de Minas Gerais e da prefeitura de Belo Horizonte. Estiveram presentes embaixadores da Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, Grécia, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Polônia, Portugal, Suécia e República Tchec

Vice-reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Telmo Ronzani, discursa na UFMG durante encontro de embaixadores da União Europeia (Foto: Raphaella Dias/UFMG)

Durante o encontro, Ronzani apresentou a UFJF, suas potencialidades de cooperação e a estratégia de internacionalização da instituição. “Esse foi um momento importante para dialogarmos com representantes da União Europeia e reforçarmos nossas ações de internacionalização. Foi um encontro muito produtivo, que abre caminhos para fortalecer parcerias entre a UFJF e universidades europeias”, destacou o vice-reitor.

Dentro da programação, a comitiva conheceu o SeloVerde, plataforma criada na UFMG que integra dados públicos e análises geoespaciais para rastrear a produção agropecuária e combater o desmatamento ilegal. A ferramenta, já adotada em estados como Pará, Minas Gerais e Espírito Santo, recebeu financiamento da União Europeia e deve ser expandida para outras regiões do país.