A VIII Jornada de Nutrição do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) UFJF-GV, realizada de 23 a 25 de setembro, reafirmou seu papel como um importante espaço de atualização e integração para os estudantes. Com uma programação diversificada que incluiu palestras, minicursos e mesa-redonda, o evento abordou temas contemporâneos essenciais para a formação dos futuros nutricionistas.
De acordo com a professora Clarice Lima, integrante da comissão organizadora, a preocupação central foi alinhar a programação às necessidades de atualização dos discentes. “Tivemos palestras voltadas para a nutrição esportiva, clínica, serviço de alimentação e saúde coletiva, todas com temas extremamente atuais, necessários para os nossos alunos desenvolverem sua formação profissional”, explicou.
Os minicursos, realizados antes das palestras, aprofundaram temas específicos das diversas áreas de atuação. “Oferecemos cinco minicursos de temas variados, muitos com convidados profissionais da região, para dar aos alunos a melhor oportunidade de desenvolver sua formação”, complementou a professora Clarice.
A mesa-redonda “Agricultura familiar, alimentação e sustentabilidade” destacou um tema urgente e transversal. A professora Kellem Regina, coordenadora do curso e participante da discussão, enfatizou a relevância do debate. “Hoje é um tema tão presente em nosso dia a dia. É importante discutirmos como nossas escolhas podem promover a sustentabilidade e como o nutricionista atua nas diferentes áreas para promovê-la”, disse.
Um dos grandes diferenciais desta edição foi a realização da primeira Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), que valorizou a produção científica dos alunos. “Essa foi uma preocupação nossa para incentivar a busca por temas inovadores e inspirar outros alunos”, destacou a professora Clarice Lima.

Cícero Rodrigues, um dos organizadores do evento enquanto presidente do Diretório Acadêmico de Nutrição Ana Helena (Imagem: Aloizio Coelho)
Para o estudante Cícero Rodrigues, presidente do Diretório Acadêmico de Nutrição Ana Helena e um dos organizadores, a iniciativa foi muito positiva. “A maioria que acompanhou são alunos que estão se formando e nunca tinham presenciado uma defesa de TCC. Foi muito bom para termos ideias. É gratificante ver nossos colegas se formando e com trabalhos publicados em revistas internacionais”, compartilhou.
Motirô Jr.
O evento contou com o apoio da empresa júnior Motirô Jr., que conecta o conhecimento acadêmico à prática profissional. Segundo Sofia Pereira, vice-presidente da empresa, a Motirô oferece serviços como planejamento de cardápios e manual de boas práticas para pequenos empreendedores locais.
Para os alunos, a experiência é uma chance única de colocar o aprendizado em prática. “É uma oportunidade de você pôr em prática o conhecimento. Aprendemos habilidades como trabalho em equipe e administração financeira, que não vemos normalmente em sala de aula. É realmente uma oportunidade muito boa”, destacou Sofia.

