(Divulgação)

A Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com o Diretório Acadêmico Gerardo Barbosa, promove, na próxima terça-feira, 30, a tradicional Semana da Economia, que este ano tem como tema “Conjuntura Econômica e Mercado de Trabalho”, escolhido pelos próprios estudantes, como em todas as edições.

A programação, que se estende até 2 de outubro, inclui palestras, rodas de conversa e momentos comemorativos, sempre a partir das 19h. O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia, e reúne especialistas externos e da comunidade acadêmica para refletir sobre a conjuntura econômica, o mercado de trabalho, os desafios da economia brasileira e local, as políticas públicas e as tendências atuais.

Além disso, a edição de 2025 marca uma celebração especial: os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da UFJF.

Para Cláudio Vasconcelos, o evento favorece a aproximação entre a comunidade acadêmica e a sociedade (Foto: arquivo pessoal)

Segundo o professor, economista e diretor do Departamento de Economia, Cláudio Vasconcelos, a escolha das temáticas busca abordar questões socioeconômicas atuais que afetam tanto quem já está inserido no mercado quanto os que acabam de ingressar. Para ele, o evento representa uma oportunidade de discutir as perspectivas futuras da profissão, apresentando novas demandas de atuação e de formação. “Cada dia do evento foi pensado de forma que os temas tenham uma inter-relação com o objetivo maior de trazer experiência de atuação da área de economia”, afirma o professor.

30 de setembro
No primeiro dia da programação, serão abordados os principais desafios da conjuntura econômica, com a participação do professor e economista Antonio Licha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e do Secretário de Desenvolvimento de Juiz de Fora, Ignácio Delgado, permitindo uma análise crítica da realidade econômica nacional e local. Neste dia, o encontro se desdobra nos desafios atuais enfrentados pelo Brasil, que, além de impactarem o presente, terão reflexos no futuro.

Wilson Rotatori considera o programa de pós-graduação um grande diferencial para os profissionais no enfrentamento aos desafios do mercado de trabalho (Foto: arquivo pessoal)

1º de outubro
O segundo dia conta com a presença de ex-alunos que comemoram os 20 anos do PPGE e dividem suas experiências como profissionais de destaque na área. Para Wilson Rotatori, pesquisador e coordenador do Programa, considera o programa um grande diferencial para os profissionais no enfrentamento aos desafios do mercado de trabalho. “O programa de pós tem um papel fundamental, ao trazer para os nossos estudantes e profissionais as discussões que estão acontecendo na fronteira do conhecimento”, afirma o pesquisador.

2 de outubro
O último dia de evento é dedicado ao mercado de trabalho, com uma conversas e debates que reúnem profissionais de diferentes segmentos, como Diogo Souza Gomes, do ramo imobiliário, e Victor Hugo Mattos, da Construtora Norte e Sul.

Para concluir a programação, o evento busca oferecer aos participantes uma visão prática das possibilidades de atuação na carreira de economista, além do incentivo ao desenvolvimento de competências para a inserção no mercado.

Integração entre academia e sociedade
O professor Vasconcelos destaca que encontros como a Semana da Economia favorecem a aproximação entre a Universidade e a sociedade. Para ele, a troca com acadêmicos e profissionais de diferentes instituições amplia as perspectivas dos participantes e enriquece os debates. “Vejo como muito proveitosa essa interação de profissionais de diferentes áreas de atuação, pois permite oxigenar os pensamentos a partir de diversos pontos de vista”, afirma. Ele acrescenta que o evento também fortalece o vínculo entre a formação acadêmica e as demandas do mercado de trabalho, além de evidenciar o papel da UFJF no desenvolvimento socioeconômico.

A professora Graziella Magalhães acredita que o evento contribui para o fortalecimento da vida acadêmica, além da formação crítica e cidadã dos estudantes (Foto: arquivo pessoal)

A professora Graziella Magalhães, da Faculdade de Economia, também acredita que o evento contribui para o fortalecimento da vida acadêmica, além da formação crítica e cidadã dos estudantes e a consolidação da faculdade como um espaço de diálogo. Para ela, o encontro é uma oportunidade de conhecer e discutir a conjuntura econômica, explorar possibilidades de atuação no mercado de trabalho e ampliar o networking com profissionais experientes. “Participar significa enriquecer a formação acadêmica, fortalecer a visão crítica e contribuir para o desenvolvimento de ideias que impactam a sociedade”, garante a professora.

Outras informações: (32) 2102-3541 – Faculdade de Economia