Música, cinema, literatura e fotografia – os espaços culturais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão com programação aberta e gratuita a partir deste final de semana. Confira na agenda cultural abaixo:

Para deixar tudo ainda mais mágico, o corpo de baile do Studio Vivian Mockdece sobe ao palco junto à orquestra (Foto de Tamara Medeiros)
28/09 – 16h – Cine-Theatro Central – Concerto para Crianças
Num encontro improvável entre gelo e oceano, Elsa e Ariel estarão juntas numa mesma viagem de descobertas. É exatamente essa mistura de encanto, aventura e identidade que marca o “Concerto para Crianças” da Orquestra Pró-Música, que, sob a regência do maestro Victor Cassemiro, apresenta canções que o público infantil já conhece e ama, agora reimaginadas pela sonoridade plena de uma Sinfônica.
Com entrada franca e convites já disponíveis, o espetáculo acontece no próximo domingo, 28 de setembro, às 16 horas, tendo o Cine-Theatro Central como palco dessa viagem musical em que heróis de brinquedo dançam com reis da savana e a realeza dos contos de fadas se mistura com navegadoras destemidas. Para deixar tudo ainda mais mágico, o corpo de baile do Studio Vivian Mockdece sobe ao palco junto à orquestra, unindo música e movimento em coreografias especiais.
A apresentação conta com clássicos que marcaram gerações no cinema e prometem emocionar ainda mais ao som da orquestra. Integram o repertório “Bundle of Joy”, de “Divertidamente”; “You’ve Got a Friend in Me”, de “Toy Story”; “How Far I’ll Go”, de “Moana”; “Medley”, de “The Lion King”; “Let It Go”, de “Frozen”; “Into the Unknown”, de “Frozen II”; “Honor to Us All”, de “Mulan”; “Happy”, de “Meu Malvado Favorito”; “Friend Like Me”, de “Aladdin”; e “Under the Sea”, de “A Pequena Sereia”.
Entrada: franca, com ingressos disponíveis na recepção do teatro, até sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h e, no sábado, das 9h às 12h.

A idealizadora do projeto é Leticia de Fátima Alves Rodrigues, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFJF
30/09 – 18h30 – Palco Central – Documentário “Carolinas: entre tijolos, sonhos, luta e afeto”
O Palco Central 2025/2026 inicia, na próxima terça-feira, dia 30, às 18h30, sua temporada de eventos premiados com a exibição do documentário “Carolinas: Entre Tijolos, Sonhos, Luta e Afeto”, da arquiteta Leticia de Fátima Alves Rodrigues. Trata- se de uma obra que lança luz sobre as vivências de mães solo negras moradoras de Zonas de Especial Interesse Social (ZEIS) em Juiz de Fora.
Fruto de um processo de escuta e registro sensível, o documentário evidencia as estratégias de resistência dessas mulheres na luta por moradia digna, ressaltando o papel da autoconstrução como forma de protagonismo e afirmação identitária. Com base em uma abordagem interseccional – que articula raça, gênero e classe – a produção conecta arte, arquitetura e justiça social, trazendo visibilidade a narrativas silenciadas e à potência da construção coletiva nas periferias urbanas. Saiba mais.

Fernando Vago é professor de piano da Universidade Federal de Juiz de Fora desde 2017, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens
01/10 – 19h – Mamm – Lançamento de livro de Fernando Vago
O Museu de Arte Murilo Mendes recebe, no dia 1º de outubro, às 19h, o lançamento do livro “Arranjos Didáticos de Música da Tradição Oral para Piano Complementar: propostas metodológicas a partir de uma pesquisa-ação na Faculdade de Música do Espírito Santo”. Resultado da pesquisa de doutorado do professor do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora, Fernando Vago, o livro apresenta uma metodologia inovadora para o ensino de Piano Complementar ou Teclado em Grupo, além de sugestões de obras pedagógicas para piano compostas por brasileiros. Mais informações.
O repertório criado por Vago foi baseado em músicas da tradição oral extraídas do livro “500 Canções Brasileiras”, de Ermelinda Paz (Musimed, 2015). “Em um cenário ainda marcado pela priorização de repertórios eurocêntricos e pela reprodução de práticas consolidadas — algumas bastante eficazes, outras passíveis de revisão —, este livro propõe uma pausa para reflexão. É um convite aos professores e professoras a repensarem suas abordagens pedagógicas e a colaborarem ativamente no fortalecimento e na renovação da Pedagogia do Piano no Brasil”, reflete.
Lançada pela Editora Dialética, a publicação apresenta, ainda, depoimentos de professores e alunos que confirmam o potencial transformador da proposta, que busca enriquecer o ensino do Piano Complementar, especialmente nas instituições de ensino superior musical do Brasil.

Objetivo é promover a inclusão, a expressão artística e o fortalecimento da identidade surda por meio da linguagem visual da fotografia
01/10 – Galeria Helio Fádel – Reitoria
Iniciativa inédita em Juiz de Fora, o projeto “Além das Palavras – Fotografia para Pessoas Surdas” chega à UFJF no dia 1º de outubro, com o propósito de promover a inclusão, a expressão artística e o fortalecimento da identidade surda por meio da linguagem visual da fotografia. A culminância desse percurso é a exposição coletiva que ocupa a Galeria Helio Fádel até 14 de novembro, com entrada de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.
A idealizadora do projeto e professora do curso, Lêda Bárbara Soares, conta que durante quatro meses, um grupo diverso de pessoas com surdez total ou parcial – incluindo uma aluna surdo-cega e convidados ouvintes, como familiares e amigos – participou de oficinas, vivências sensoriais e atividades formativas com tradução simultânea em Libras e foco na acessibilidade.
O projeto “Além das Palavras – Fotografia para Pessoas Surdas” tem a chancela do Ministério da Cultura (MinC), da Lei Paulo Gustavo, da Prefeitura de Juiz de Fora e da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). A mostra na Galeria Helio Fádel acontece a partir de parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Pró-reitoria de Cultura (Procult) e da Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf), que apoiam a proposta.
Outras informações: (32) 2102-3964 Pró-Reitoria de Cultura
