A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebe, entre os dias 24 de setembro e 13 de outubro de 2025, a exposição coletiva “Comum Lugar”, que será apresentada na Galeria Principal da Escola de Belas Artes. A abertura acontece no dia 24 de setembro, às 11h, com roda de conversa entre os artistas expositores.

A mostra reúne trabalhos de Antonio Policarpo, Hermenegildo Giovannoni, Isabella Fonseca, Julia Campi, Tiago Lima, Letícia Bertagna, Letícia Naves, Mônica Coster, Pedro Câmara, Rodrigo Pedretti e Túlio Costa – grupo formado por docentes, técnicos, graduandos e pós-graduandos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O título do projeto inverte a expressão “lugar-comum”, usualmente associada ao banal e previsível, para propor outra perspectiva sobre o cotidiano. O “comum” passa a ser entendido como espaço sensível e coletivo, sustentado pelas experiências diárias, e como potência criativa para a arte contemporânea. As obras da exposição apresentam múltiplas linguagens, como escultura, vídeo, gravura, cianotipia – processo de cópia fotográfica de desenhos, plantas, mapas etc. sobre papel tratado com sais de ferro –  e fotolivro.

Para a professora do Instituto de Artes da UFJF, Mônica Coster Ponte, a mostra nasce da convivência nos ateliês e laboratórios universitários, espaços que possibilitam encontros artísticos e afetivos: “A exposição é fruto do próprio cotidiano do Instituto de Artes, um lugar de comunhão e cruzamento de práticas distintas, que se materializam em um comum lugar. Todos os artistas apresentam trabalhos desenvolvidos na tênue articulação entre o ordinário e a obra de arte, reafirmando a produção contemporânea como enfrentamento às práticas antiquadas ainda presentes na academia.”

Mostra reúne trabalhos de Antonio Policarpo, Hermenegildo Giovannoni, Isabella Fonseca, Julia Campi, Tiago Lima, Letícia Bertagna, Letícia Naves, Mônica Coster, Pedro Câmara, Rodrigo Pedretti e Túlio Costa

O projeto também se destaca por promover um intercâmbio cultural e acadêmico entre a UFJF e a UFMG, ampliando a circulação da produção artística universitária em Minas Gerais. A iniciativa valoriza a integração entre docentes, técnicos, estudantes de graduação, pós-graduação e egressos, sem estabelecer hierarquias, fortalecendo a multiplicidade de perspectivas dentro do campo da arte contemporânea.

De acordo com o estudante do Bacharelado em Artes Visuais da UFJF, Pedro Lucas Câmara Nogueira, a realização só foi possível graças ao apoio da instituição: “Tivemos, como apoio fundamental, a atuação do setor de transporte da UFJF, que respaldou nossa iniciativa. A experiência da exposição nos leva a transitar por novos horizontes no campo da arte. Esperamos que nossa mostra reverbere em novas oportunidades, dentro e fora do cenário acadêmico.”

Inspirada também pela canção “Lugar Comum”, de Gilberto Gil, a mostra explora tanto a dimensão poética de um espaço imaginário quanto o gesto de transformar a rotina em arte.

A Galeria Principal da Escola de Belas Artes está localizado no 1º Piso na Entrada Principal da Escola em frente à Portaria, no campus Pampulha da UFMG (Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha, Belo Horizonte).