
O cineasta participou de três lives do projeto Ecos no Cinema. (Imagem: reprodução)
O Ecos no Cinema, projeto de extensão do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), debate na próxima quarta-feira, 24, o filme Jango, do diretor Silvio Tendler. A atividade acontece pela internet e é uma homenagem ao cineasta, que morreu no dia 5 deste mês, aos 75 anos. O documentarista participou do projeto por três vezes.
Exímio conhecedor da realidade brasileira, Tendler é autor de obras que ajudam a contar a história da política do país, como Jango (1984), Os anos JK – Uma trajetória política (1980), Marighella – Retrato falado do guerrilheiro (2001), Glauber, o filme – Labirinto do Brasil (2004) e Tancredo, a travessia (2011), além do icônico documentário Utopia e Barbárie (2009), que explora eventos marcantes dos últimos séculos.
Coordenador do Ecos no Cinema e professor da UFJF-GV, Carlos de Faria Júnior explica que além da sua relevância para o documentário no Brasil, Tendler também foi muito importante para o projeto. “A experiência que ele nos passou veio a solidificar as nossas bases de atuação, sobretudo quando se fala em analisar economia e sociedade. Seu trabalho é ímpar e seu contato foi fundamental para isso.”
Faria Júnior ainda destaca o comportamento cordial do cineasta nos bastidores. “Nos eventos online, antes de entrar no ar, sempre conversamos na sala onde ficam os debatedores. Ele [Tendler] sempre foi muito simpático com todos. Os alunos do projeto que estavam nessa sala e na gestão dos eventos gostavam muito desse contato. Era um momento de muita alegria. E os debates dispensam comentários, aí a experiência do cineasta fala mais alto. Vejo essas participações como momentos que marcaram e que contribuíram intensamente para definir a trajetória do projeto.”
O professor faz questão de afirmar que Tendler “marcou a sociedade brasileira”, que o seu trabalho “ainda está vivo” e que há muito para se divulgar e discutir sobre o que ele produziu. E é justamente isso o que o evento da próxima quarta se propõe.
Para debater o filme Jango, além de Faria Júnior, a live conta com a participação de Daniel de Faria Galvão (ex-coordenador do Ecos no Cinema e, atualmente, professor da Universidade Federal do Acre) e pessoas que tiveram contato mais próximo com o cineasta, como Dulcejane Vaz e Márcio Antonio Moreira Galvão (professor da Universidade Federal de Ouro Preto).
Debate sobre o filme Jango (1984)
Quarta-feira, 24, às 19h
Certificado de participação
Para acompanhar a atividade, clique aqui
