Atualizada em 22 de setembro, às 16h52

A Primavera dos Museus é uma iniciativa coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e possui abrangência nacional. Todos os anos, no mês de setembro, museus de todo o país mobilizam suas programações ao tema central proposto pelo órgão, com o objetivo de aproximar os museus da sociedade. Em 2025, o tema é “Museus e Mudanças climáticas”. Entre os dias 22 e 28 de setembro, as instituições participantes promovem reflexões e democratização do acesso à cultura e informação ao público. Veja a programação nos espaços da UFJF:

Museu de Arte Murilo Mendes

A programação começa dia 23 e inclui oficinas, visita mediada às exposições em cartaz e a exibição do filme “O Silêncio das Ostras”, de Marcos Pimentel.

Terça-feira, 23 de setembro

19h – Visita mediada às exposições do MAMM. Atividade direcionada à alunos do curso de Licenciatura em Letras-Libras.

Quarta-feira, 24 de setembro

14h – Oficina: Uma janela ao mundo: cores e formas em gravura com Fayga Ostrower. Ministrada pela professora do Instituto de Artes e Design da UFJF, Marise Moreno, a oficina tem como ponto de partida as produções da artista Fayga Ostrower. Inscrições: 18 de setembro, às 14h, nas redes sociais do MAMM.

Sábado, 27 de setembro

9h – Oficina: Experiências sensoriais com obras de arte. Reflexões e práticas sobre recursos multissensoriais para ampliar o acesso às obras de arte. A atividade será ministrada pela equipe do projeto “Mediação artística e acessibilidade no Museu de Arte Murilo Mendes”. Inscrições: 22 de setembro, às 14h, nas redes sociais do MAMM.

15h – CineMAMM + Cineclube Movimento apresentam “O Silêncio das Ostras” (2024), de Marcos Pimentel. Exibição do filme seguida de debate mediado por Rafaella de Lima e João Cendretti.

Veja mais informações.

Memorial Itamar Franco

O Memorial Itamar Franco promove uma série de atividades culturais e educativas entre os dias 23 e 26 de setembro. Saiba mais. 

Quinta-feira, 25 de setembro

19h às 21h (quinta-feira) – Mesa-redonda: Óticas sobre as transformações urbanas de Juiz de Fora: desafios e possibilidades de preservação. O encontro propõe um debate interdisciplinar sobre como as mudanças climáticas e as transformações urbanas impactam não apenas o espaço físico, mas também as formas de habitar, preservar e narrar a cidade. Participam do debate Gerson Guedes, Cássia de Castro e Renata Nogueira.

23 a 26 de setembro 
Ação Educativa: O Tempo das Coisas. Em dois encontros, o Memorial receberá o Centro de Convivência da Pessoa Idosa e o Projeto Caminhando pela História (Secretaria de Turismo de Juiz de Fora) para uma visita especial sobre como nossas formas de produzir, consumir e descartar mudaram nas últimas décadas, e os impactos dessas transformações na sociedade, no meio ambiente e na preservação das memórias. O percurso inclui as exposições do Memorial e a exibição de um curta-metragem nacional.

Programação Permanente
Durante toda a semana, seguem normalmente as visitas mediadas do projeto Gavetas na Memória, incluindo a participação da Escola Municipal CEM – Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho com a Gaveta 3: Essa cidade é minha também, dedicada à história urbana de Juiz deFora.

No dia 22 de setembro, próxima segunda-feira, às 19h, o Museu de Cultura Popular estende seu horário de funcionamento para tratar de um tema contemporâneo: “Mudanças climáticas e os impactos na biodiversidade”. Este é o mote para um bate-papo com o professor Henrique Costa, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFJF). Saiba mais.

Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA)

O MAEA irá promover a Mesa Redonda: Reflexões sobre as mudanças climáticas na perspectiva dos povos originários, com Inaiê Apoenã (indígena pataxó – graduada em Direito), Luciana Bittencourt (professora do Departamento de Turismo-UFJF) e Cézar Barra (professor do Departamento de Engenharia-UFJF). O encontro acontecerá no dia 23 de setembro, das 19h às 21h.), no Centro de Ciências.

Também serão oferecidas oficinas nos dias 24, 25 e 26 de setembro, das 8h às 17h. Por meio da vivência de uma escavação arqueológica, a ação busca provocar reflexões sobre como a ciência arqueológica pode trazer informações importantes sobre a ação humana agindo nas mudanças climáticas.  Requer agendamento prévio no site do Centro de Ciências da UFJF.

Arquivo Central

As atividades também contam com a participação do Arquivo Central da UFJF. A primeira é a mostra composta por cópias de documentos que sofreram danos devido à água da chuva que invadiu as salas de armazenamento.

A segunda tarefa consiste na divulgação de um boletim informativo. Trata-se de um meio para divulgar o trabalho e o acervo do Arquivo Central. O primeiro episódio abordará a questão da crise climática e contará com a participação especial da professora Cássia de Castro, do Laboratório de Climatologia e Análise Ambiental (LabCAA/UFJF).

Datas e horários
22 a 28 de setembro
A partir de 12h – Exposição on-line: “Pode um sinistro salvar um acervo? Um apelo à memória a partir dos eventos climáticos”

24 de setembro
A partir das 10h – Lançamento do Boletim Informativo do Arquivo Central da UFJF