O Conselho Gestor do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) realizou a sua 50ª reunião ordinária. Esse encontro do órgão deliberativo aconteceu nos últimos dias 24 e 29. A infraestrutura do campus foi o ponto principal da pauta.

Os conselheiros aprovaram a “redefinição do objeto” do terreno localizado na rua Sete de Setembro, n.º 2830. O imóvel será destinado ao Centro de Referência em Exposição às Substâncias Químicas e ao Centro de Referência em Análise de Águas, ambos vinculados ao Programa Especial de Saúde do Rio Doce. A medida representa uma contrapartida institucional destinada à implantação dos dois centros.

Na mesma reunião, foi aprovado o plano institucional de construção das instalações do campus da UFJF em Governador Valadares. Elaborado por um grupo de trabalho criado em 1º de julho deste ano, o documento propõe ações para a captação de recursos oriundos do Acordo Judicial de Reparação Integral e Definitiva do Rompimento da Barragem de Fundão, ocorrido em 2015.

Outros três grupos de trabalho também estão atuando para captar recursos do mesmo acordo para o campus: rede de pesquisa em saúde, hospital universitário e incubadora de base tecnológica. Entretanto, esses GTs ainda não finalizaram seus relatórios.

Na 50º reunião ainda aconteceu a posse e recondução de conselheiros.