fsfs

Trabalho premiado no grupo de pesquisa de Telejornalismo fala sobre a TV pública e a busca por métodos de verificação da qualidade (Foto: Caique Cahon)

O ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), José Tarcísio da Silva Oliveira Filho, conquistou o primeiro lugar do Prêmio Francisco Morel, concedido aos melhores trabalhos apresentados por estudantes de mestrado nos grupos de pesquisa (GPs) no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação 2016 (Intercom).

O trabalho premiado este ano, em São Paulo, foi o artigo “A TV Pública e a busca por métodos de verificação da qualidade”, apresentado no GP de Telejornalismo durante o Congresso da Intercom Nacional de 2015, no Rio de Janeiro. O artigo em questão é uma parte da pesquisa realizada para o mestrado de Tarcísio, intitulada “Qualidade no telejornalismo: parâmetros para avaliação em emissoras públicas e comerciais”, orientada pela professora Iluska Coutinho, do Programa de Pós-graduação em Comunicação (Ppgcom) da UFJF.

Segundo o pesquisador, é preciso suprir uma demanda de disponibilização de métodos que possam avaliar a qualidade do telejornalismo brasileiro. “Atualmente são poucos os instrumentos direcionados para a população e jornalistas. Um segundo ponto é a abordagem da TV Pública: este modelo de televisão ainda é incipiente no nosso país. Assim, o artigo dá continuidade às pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Jornalismo e Narrativas Audiovisuais da UFJF, coordenado pela professora Iluska”.

A coordenadora do Laboratório destaca que o prêmio simboliza “a concretização de uma trajetória de muita seriedade, competência e humildade do aluno, sendo que, ao mesmo tempo, denota um reconhecimento da Faculdade e do programa de pós-graduação dentro do cenário da pesquisa acadêmica em comunicação no país”, afirma Iluska.

Prêmio Francisco Morel
O Prêmio Francisco Morel é concedido a estudantes de mestrado que apresentam trabalhos nos GPs Intercom – Encontros de Grupos de Pesquisa em Comunicação –, que integram a programação do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

Tarcísio destaca a importância do prêmio como instrumento motivador de novos trabalhos e da carreira acadêmica, como um todo. “O prêmio é uma referência da área e um de seus principais legados é dar força para que possamos seguir na carreira acadêmica. É um reconhecimento que acredito que será importante para dar visibilidade ao tema da pesquisa, como a qualidade jornalística e os métodos de verificação”, avalia.

A seleção dos finalistas ocorreu em duas etapas. Primeiro, os coordenadores do evento escolheram os trabalhos indicados pelos GPs após o término do Congresso Nacional, em 2015. Em seguida, a diretoria da Intercom os submeteu à apreciação de um júri formado por 15 professores especializados em cada área e oriundos de todas as regiões do país que escolheram três trabalhos, considerando a contribuição ao ramo de estudo, o embasamento bibliográfico, o formato de apresentação e conteúdo.

Esses últimos três trabalhos foram apresentados no Intercom 2016 para uma banca presencial de cinco pesquisadores que fizeram uma última avaliação da defesa dos artigos e sua relevância dentro da pesquisa acadêmica.