Cerimônia reuniu 13 novos servidores, seus familiares e amigos (Foto: Twin Alvarenga)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) empossou, na última sexta-feira, 12, 13 novos servidores para atuarem no campus sede e no Colégio de Aplicação João XXIII. A cerimônia foi realizada no anfiteatro das Pró-Reitorias e contou com a presença de representantes da administração central, das unidades acadêmicas e sindicais, além de familiares e amigos dos empossados.

Entre os novos servidores estão 11 professores do magistério superior, uma professora do ensino básico técnico e tecnológico (EBTT), e uma técnica administrativa em Educação (TAE). Os docentes atuarão nas faculdades de Engenharia, Medicina, Odontologia, Serviço Social, Instituto de Artes e Design (IAD), Instituto de Ciências Exatas (ICE), além do Departamento de Matemática do Colégio de Aplicação João XXIII. A servidora técnica foi lotada na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Durante a solenidade, foi exibido um vídeo institucional que apresentou ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas pela UFJF. A cerimônia também foi marcada por discursos que ressaltaram a importância do serviço público, da educação superior gratuita e das políticas de inclusão.

A reitora da UFJF, professora Girlene Alves, os recebeu e deu as boas-vindas, reforçando o papel transformador da universidade pública. “Esse é um momento de felicidade para todos nós. Ao escolherem a UFJF, essas pessoas reforçam o compromisso com uma universidade pública que transforma vidas, que valoriza a ciência, a pesquisa e o ensino de qualidade. Esperamos que ocupem todos os espaços da instituição, para além das salas de aula e laboratórios.”

Nicole Cristina passa a atuar como docente na Faculdade de Serviço Social (Foto: Twin Alvarenga)

Já a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Isabela Veiga, reforçou a importância do acolhimento e da integração dos novos servidores. Ela convidou os presentes para o Seminário de Integração, previsto para novembro, e incentivou a vivência dos espaços culturais e científicos da instituição, como o Cine-Theatro Central, o Jardim Botânico, o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) e o Museu da República Presidente Itamar Franco.“É uma alegria muito grande receber novos colegas. É uma porta que se abre para uma trajetória profissional significativa e, esperamos, também muito feliz. A universidade é um espaço de crescimento coletivo e pessoal.”, disse Isabela. 

A diretora de Ações Afirmativas da UFJF, Daniele Teles, destacou a importância da diversidade e da representatividade no corpo docente e técnico da instituição. “Quando falamos em democratização da universidade, falamos também da presença de diferentes corpos e trajetórias. A política de ações afirmativas têm um papel fundamental nesse processo. Inclusão se faz também com pertencimento.”

Trajetórias que se entrelaçam com a UFJF

Marcelo Machado passa a atuar como docente no Departamento de Ciência da Computação da UFJF (Foto: Twin Alvarenga)

Alguns dos novos servidores destacaram, em seus depoimentos, a emoção da posse e a relação antiga com a instituição. A professora Nicole Cristina Silva, da Faculdade de Serviço Social, é ex-aluna do Colégio de Aplicação João XXIII e fez toda sua formação acadêmica na UFJF. “É uma alegria imensa retornar à universidade que me formou. Quero contribuir com uma educação crítica, inclusiva e humanizada.”

Já Marcelo Machado, agora professor do Departamento de Ciência da Computação, também é egresso da UFJF, onde concluiu graduação e mestrado. “Voltar como professor é gratificante. Venho da escola pública e da periferia, e pretendo desenvolver projetos de extensão que possam alcançar pessoas com trajetórias semelhantes à minha.”

Caroline Ribeiro passa a atuar como docente no Colégio de Aplicação João XXIII (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A nova docente do Departamento de Matemática do Colégio Aplicação João XXIII, Caroline de Paula Ribeiro, ressaltou a emoção de ser a primeira da família a assumir um cargo público federal. “É uma conquista coletiva. Quero retribuir, com meu trabalho, tudo o que recebi da educação pública. Acredito em uma prática pedagógica libertadora, baseada nos princípios freirianos.”

Confira todas as fotos da cerimônia