O projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) “Círculo de Leitura Literária Dois Pontos” abre inscrições para aqueles que desejam ler em conjunto e debater literatura brasileira. Podem se inscrever alunos e egressos de cursos de licenciatura da UFJF e professores da educação básica, de Juiz de Fora e região, vinculados à rede pública. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 1 de setembro, por meio formulário on-line.
A iniciativa busca criar um espaço de compartilhamento e discussão das obras entre docentes e futuros docentes, promovendo a reflexão crítica e o incentivo à leitura. Segundo Laura Assis, professora de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio de Aplicação João XXIII e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), a proposta surgiu de uma vontade antiga: criar espaços de leitura literária na Universidade.
“Eu já tinha feito algumas experiências com os alunos do João XXIII, em feiras do livro e atividades pontuais, mas queria algo com continuidade. Nos últimos anos, percebi um crescimento dos clubes de leitura, tanto presenciais quanto virtuais, e isso mostra que há demanda. Existe um senso comum de que ninguém lê no Brasil, mas isso não é verdade. Há muitas pessoas interessadas, que só precisam de incentivo e de um espaço para se reunir e compartilhar suas leituras.”
Ao longo do semestre, serão lidos livros brasileiros contemporâneos, com encontros mensais para trocas de impressões e debates mediados. Além de fomentar a leitura, a atividade busca valorizar a literatura como ferramenta de construção de conhecimento e diálogo.
Para Laura, o Círculo de Leitura também é uma forma de investir na formação docente. “Para promovermos a leitura literária, precisamos de professores que sejam leitores, independentemente da disciplina em que atuam. O professor é uma das figuras mais importantes para incentivar o contato com os livros. Por isso, reunimos tanto docentes da rede pública já em exercício quanto licenciandos, criando um espaço de troca no qual o objetivo é a literatura em si e a reflexão sobre ela.”
A metodologia adotada será a do círculo de leitura, inspirada no trabalho do pesquisador Rildo Cosson. Trata-se de uma prática que pode ser posteriormente replicada em sala de aula, ampliando o alcance da proposta. “Inclusive, neste semestre, faremos um ciclo de leitura também com alunos do Ensino Médio do João XXIII. A ideia é que os professores que participarem do projeto possam levar essa metodologia para suas próprias escolas, multiplicando os espaços de compartilhamento e de promoção da leitura literária”, explica Laura.
Cronograma de encontros e leituras:
- 22/09 – 19h (on-line)
A cabeça do santo, de Socorro Acioli - 27/10 – 19h (on-line)
O avesso da pele, de Jeferson Tenório - 17/11 – 19h (on-line)
Obra a ser definida com base nas sugestões dos participantes - 13/12 – 10h (presencial, no CAp João XXIII)
Obra a ser definida com base nas sugestões dos participantes

