
Praça Cívica recebe mais uma edição do encontro do automóvel antigo entre 28 e 31 de agosto (UFJF) (Foto: Edição de 2024 – Alexandre Dornelas/UFJF)
A partir desta quinta-feira, 28, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será palco da 24ª edição do Encontro do Automóvel Antigo, um dos mais tradicionais eventos do nicho na região. De acordo com a organização do encontro, a expectativa é reunir até 200 veículos clássicos e atrair cerca de 6 mil visitantes durante a programação, que vai até o domingo, dia 31, com entrada livre e gratuita.
O evento será um espaço para troca de experiências, cultura automotiva e conhecimento técnico, com destaque para duas palestras realizadas no Centro de Ciências. Na sexta-feira, 29, de 11h às 12h, especialistas discutem a inteligência artificial aplicada aos automóveis, e no sábado, 30, no mesmo horário, o público poderá se aprofundar na história dos antigomobilistas e no contexto social e cultural por trás desses carros que marcaram época.
Para Henrique Thielmann, um dos organizadores do evento, essa abordagem conecta passado e futuro. “O equilíbrio está em conhecer o presente sabendo a história. Nada acontece por acaso”, cita, referindo-se à evolução dos automóveis desde o fim do século XIX até os carros elétricos. “Daqui a 30 anos, esses carros elétricos de hoje poderão ser considerados antigos. Então é sempre necessário ligar passado e presente para entender o que pode acontecer no futuro”, explica.
Modelos clássicos e raros
Segundo os organizadores, o encontro preza mais pela qualidade e raridade dos veículos do que pela quantidade. Entre os modelos confirmados, estão verdadeiras relíquias, como o Cadillac LaSalle 1939 e o Chrysler Business Coupé 1947, além de exemplares icônicos de marcas como Porsche, Ferrari e Mercedes-Benz. Carros clássicos nacionais também estarão presentes, incluindo uma coleção com 18 automóveis de um único expositor.
A própria UFJF também marcará presença com seu ônibus Marcopolo SanRemo, que rodou pelo campus na década de 1970 e já participou de outras exposições de automóveis antigos.

UFJF também participa da exposição com seu primeiro ônibus, conservado pelo patrimônio institucional – Foto: Douglas Celio Brandão
Thielmann reforça que cada veículo conta uma história e que justamente essa diversidade é um dos pontos altos do evento. “Todos os carros que estiverem lá são raros. Mesmo um Fusca, que todo mundo conhece, vai aparecer em versões de várias épocas, muito bem preservadas. Mais importante do que ser um Ford raro ou uma Mercedes é ver como cada automóvel foi cuidado ao longo do tempo. Nosso objetivo nunca foi quantidade, mas sim qualidade”, destaca.
Uma experiência completa
Além da exposição e das palestras, a edição deste ano trará novidades, como a primeira galeria de arte do evento, com obras de três pintores de Juiz de Fora de diferentes gerações. “É um trabalho belíssimo, que pode ser apreciado e até adquirido. Também convidamos todos a visitarem o Planetário da UFJF.”
O evento reforça seu caráter de confraternização e preservação histórica. A proposta é que os visitantes possam reviver memórias, conhecer curiosidades sobre os veículos e entender a evolução da indústria automotiva ao longo das décadas.
“A cultura se faz pelo conhecimento, e este evento permite aprender de várias formas, entendendo o contexto de cada carro em sua época. Ao olhar um automóvel da década de 50, por exemplo, você pode pensar como era o mundo naquela época. Ter carros antigos é uma forma de voltar ao passado e, muitas vezes, realizar um sonho antigo. É isso que mantém viva a memória e a paixão pelo automóvel”, conclui Thielmann.
Estrutura do campus
A escolha do campus universitário como local para o encontro não é por acaso. A UFJF, além de ser um espaço democrático e de grande circulação, oferece a estrutura necessária para comportar um evento de grande porte, garantindo acessibilidade, segurança e conforto para os visitantes.
“A localização é privilegiada e temos uma belíssima área para exposição, especialmente a Praça Cívica, com a concha acústica e toda a estrutura disponível. Além disso, a equipe da Universidade está sempre disposta a colaborar para que tudo dê certo. Hoje, não existe em Juiz de Fora e região um lugar que, no conjunto, ofereça melhor qualidade para um evento como o nosso”, afirma o organizador.
Serviço
Local: Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Data: 28 a 31 de agosto
Horários:
- Quinta-feira (28): 12h às 18h
- Sexta (29) e sábado (30): 8h às 18h
- Domingo (31): 8h às 14h
