Estão abertas as inscrições para o Simpósio de Psiquiatria do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O evento comemora 35 anos do programa de residência médica da especialidade na Instituição e tem como tema “Desafios da Prevenção de Suicídio: busca de estratégias eficazes”.

Evento acontece no dia 6 de setembro, no Centro de Convenções da Faculdade de Medicina da UFJF (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

O encontro, que acontece no dia 6 de setembro, no Centro de Convenções da Faculdade de Medicina da UFJF, é aberto ao público em geral, com emissão de certificado de participação. A programação inclui conferência, mesas-redondas e palestras com professores/preceptores da UFJF e convidados externos, com foco na campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio.

Para o coordenador do Simpósio, Alexandre de Rezende Pinto, a expectativa é que seja uma celebração desses 35 anos do Programa de Residência em Psiquiatria do HU, de reunião de ex-residentes, ex-preceptores, ex-professores e todos aqueles que passaram pelo programa desde sua fundação. 

“É um momento de confraternização dessa história, de um programa já consolidado. Vamos olhar para trás em nossa trajetória, projetando o presente e o futuro. Além disso, será uma oportunidade para abordar o tema do suicídio, junto com a comunidade acadêmica e profissionais de saúde de forma geral, que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).”

Setembro Amarelo
O dia 10 de setembro é oficialmente Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas o assunto é lembrado durante todo o mês. A campanha internacional surgiu com a ideia de quebrar tabus, reduzir estigmas e estimular as pessoas a buscarem e oferecerem ajuda. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, são registrados mais de 700 mil suicídios ao ano, sem contar com os episódios subnotificados, o que faz esse número ser estimado em mais de 1 milhão. 

No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos anuais, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Em 2025, o tema da campanha é “Conversar pode mudar vidas”, cujo foco é reforçar o diálogo como uma ferramenta poderosa para acolher quem sofre em silêncio.

As inscrições para o Simpósio são gratuitas e podem ser feitas via formulário eletrônico.