A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) comunica, com profundo pesar, o falecimento do professor aposentado do Departamento de Filosofia, José Francisco Simões. 

Livre docente em História da Filosofia pela Universidade de Bonn, graduado e bacharel em Geografia e História (1958) e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Letras (1959), ambas pela UFJF, o professor Simões dedicou sua trajetória acadêmica à formação de inúmeras gerações de estudantes.

Entre 1961 e 1987, integrou o corpo docente da Universidade nos cursos de graduação e pós-graduação no Departamento de Filosofia, além de ter colaborado com o Seminário Arquidiocesano Santo Antônio (ITASA) entre 1968 e 1977. Atuou ainda como professor na Fundação Presidente Antônio Carlos (Unipac), entre 1974 e 1976, e no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), de 2001 a 2009. Voltou a atuar na UFJF como professor visitante da História da Filosofia entre 1997a 2001.

Especialista em História da Filosofia Antiga e Medieval, atuou principalmente na área de História da Filosofia, com ênfase em Nicolau de Cusa, filosofia patrística e humanismo. Atuou também nos campos da ética, metafísica e na recepção do pensamento de Heidegger. Detentor de sólida formação humanística, dominava oito idiomas: Português, Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Latim e Grego.

A UFJF se solidariza com os familiares, amigos, colegas e ex-alunos do professor Simões e reconhece sua inestimável contribuição ao ensino, à pesquisa e à formação intelectual no âmbito da educação superior.

O professor deixa sua esposa, seis filhos, onze netos e um bisneto. O velório será realizado a partir das 18h desta quinta-feira, 14, e o sepultamento ocorrerá na manhã de sexta-feira, 15, às 11h, no Cemitério da Igreja da Glória, em Juiz de Fora.