Sobre o incidente da última sexta-feira, 8, na Unidade Centro (presença de fumaça no quarto andar do prédio), a Direção-Geral do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) esclarece que desde que tomou conhecimento dos fatos tem adotado todas as providências para a sua apuração e solução.

Imediatamente, acionou a equipe de segurança do trabalho da UFJF-GV, que se deslocou até o local, tendo constado que a fumaça foi produzida por funcionários da instituição responsável pela administração do imóvel – que é alugado pelo campus – com o objetivo de dispersar abelhas que ocupavam os corredores do prédio, manifestando um comportamento agressivo e colocando em risco a integridade das pessoas, por possuírem ferrão.

Como, inicialmente, acreditava se tratar de uma espécie silvestre, cuja eliminação é proibida, a administradora optou pela adoção da técnica com fumaça, tendo argumentado que, toda a ação foi orientada pelo Corpo de Bombeiros Militar. Infelizmente, o vento e as características físicas do imóvel contribuíram para que a fumaça se espalhasse pelo corredor e por algumas salas da unidade.

Por questões de segurança, o local foi parcialmente interditado logo após o incidente, já que as abelhas continuavam abrigadas na colmeia e, embora calmas, ainda representavam risco.

A administradora do imóvel deu início a outras medidas para a remoção dos insetos de forma adequada e segura e, neste sábado, 9, todas as abelhas deixaram o local. Portanto, as aulas e demais atividades acadêmicas que ocorrem na unidade estão mantidas.

A UFJF-GV lamenta os transtornos causados pelo incidente e informa que reforçou com a administradora a necessidade de que intervenções que afetem a normalidade do funcionamento do campus sejam previamente comunicadas à universidade.

Acerca das notícias sobre pessoas que teriam se sentido mal em decorrência da fumaça, a equipe de segurança do trabalho não conseguiu confirmar o número de afetados, tampouco os sintomas e o seu estado de saúde.

A Direção-Geral reitera o seu compromisso com a segurança e a preservação do bem-estar da comunidade universitária.