
15ª edição da competição reúne 200 jogadores e 32 equipes na Faefid, neste sábado e domingo (Foto: Divulgação)
A Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia, neste sábado e domingo, 16 e 17 de agosto, a 15ª edição do Campeonato Brasileiro Interclubes de Futebol de Mesa, na modalidade Dadinho. O evento, aberto aos espectadores, conta com a presença de mais de 200 jogadores e 32 equipes, com integrantes de crianças a idosos.
Organizada pela Federação de Futebol de Mesa de Minas Gerais (Fefumemge), com o apoio do professor do Departamento de Química da UFJF, Luiz Antônio Sodré, também vice-presidente da entidade e participante do esporte, a competição acontece no Ginásio Poliesportivo da Faefid, onde 64 mesas (campos) serão montadas.
O formato foi pensado para garantir o envolvimento dos competidores ao longo de todo o final de semana. As 32 equipes são organizadas em quatro grupos de oito participantes, que avançam no torneio conforme o desempenho na primeira fase, a ser disputada no sábado. No domingo, as rodadas finais classificam os melhores nas séries Ouro, Prata, Bronze e Extra, com cerimônia de premiação ao final.
Sodré explica que a diferença do futebol de mesa, conhecido como “futebol de botão”, é seu caráter inclusivo. “Não há barreiras sociais”, afirma. A modalidade reúne praticantes de diferentes idades, profissões e origens, desde crianças até idosos, passando por professores, músicos e militares, entre outros, reforça o professor, que ressalta a importância da competição para a difusão da modalidade.
