A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da UFJF (Proex) e a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Juiz de Fora (SAS/PJF), promove nesta quarta-feira, 6, oficinas formativas sobre a introdução ao mundo do trabalho, com foco na autogestão e na economia solidária. A atividade será realizada, a partir das 14h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Olavo Costa.

A ação integra um ciclo de oficinas temáticas presenciais, voltadas ao público atendido pelos CRAS. Os encontros irão abordar aspectos conceituais e práticos relacionados ao universo do trabalho, com destaque para a autogestão, as redes colaborativas, a comunicação social e a gestão financeira.

Coordenador da Intecoop, Edwaldo Sérgio dos Anjos Júnior (Foto: Gabi Moroni/UFJF)

De acordo com o coordenador da Intecoop, Edwaldo Sérgio dos Anjos Júnior, a iniciativa busca promover reflexões entre os usuários dos CRAS sobre o significado do trabalho em suas múltiplas formas — dos modelos tradicionais aos contemporâneos —, apresentando alternativas baseadas na economia solidária. O objetivo é sensibilizar os participantes para diferentes formas de organização do trabalho e contribuir com seu desenvolvimento socioeconômico. Os CRAS dos bairros Linhares e Grama também receberão a atividade.

“As oficinas são relevantes porque, de um lado, oferecem aos usuários dos CRAS uma formação crítica sobre o mundo do trabalho, incentivando reflexões sobre território, desigualdades e formas coletivas de construção de uma sociedade mais igualitária; e, de outro, proporcionam aos discentes um desenvolvimento acadêmico e profissional interdisciplinar, em diálogo com colegas de diferentes departamentos da UFJF e com diversos atores sociais”, explica o coordenador.

Parceria e temáticas

Segundo Edwaldo, a parceria teve início em abril de 2025, quando a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Juiz de Fora procurou a Intecoop/UFJF para estabelecer uma colaboração no âmbito do programa municipal de promoção e acesso ao mundo do trabalho. A partir de reuniões conjuntas de planejamento, foi proposto o ciclo de oficinas formativas, estruturado em quatro eixos temáticos: Trabalho como ação e transformação; Trabalho autogestionário e formas de organização social; Comunicação social e lógica de trabalho em redes; e Gestão financeira e trabalho

A proposta visa ampliar a compreensão dos participantes sobre o trabalho e suas possibilidades, com ênfase nas formas de produção, organização e redistribuição típicas da economia solidária. “A expectativa da equipe é que, a partir dessa parceria, seja possível sensibilizar os usuários para formas alternativas de organização do trabalho, além de fomentar discussões relevantes para o desenvolvimento socioeconômico dos participantes”, conclui Edwaldo.