Candidatos que necessitam de atendimento especial para realizar as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism 2026) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) devem fazer a solicitação até 5 de setembro, no momento da inscrição on-line, por meio da Área do Candidato. É necessário anexar documentação comprobatória, como laudo médico ou declaração oficial, conforme previsto no edital.
Para garantir a inclusão de todos os participantes, a UFJF disponibiliza uma ampla variedade de recursos de acessibilidade, como auxílio de ledor e/ou transcritor; prova em braille; prova e gabarito com fonte ampliada (fonte 24); lupas; calculadora; intérprete de línguas/tradutor; uso de aparelho auditivo ou implante coclear; tempo adicional para realização das provas (dilação de tempo); salas acessíveis (com rampas ou elevadores); sala reservada para acompanhante e lactante; carteiras e cadeiras de tamanhos maiores; mesas adaptadas para cadeirantes; suporte para provas (plano inclinado).
Nesta edição, a Copese incluiu no edital um glossário detalhado, que descreve cada um dos recursos disponíveis. A medida tem o objetivo de garantir maior clareza e transparência aos candidatos sobre as formas de atendimento acessível oferecidas pela Universidade.

Aqueles solicitantes do atendimento especial, mesmo tendo realizado o pedido no processo seletivo do ano anterior e sido deferido, devem fazer o requerimento nesta edição do vestibular seriado. O estudante que não solicitar atendimento especial dentro do prazo estabelecido e/ou deixar de submeter os documentos comprobatórios não terá direito ao recurso e deverá prestar os exames nas mesmas condições que os demais concorrentes.
Lactantes
Candidatas que estejam amamentando podem solicitar atendimento especial durante as provas. É necessário enviar, no ato da inscrição, uma cópia digitalizada da Certidão de Nascimento do bebê ou declaração médica com a data de nascimento da criança, para comprovação da condição de lactante.
No dia da prova, a candidata deve estar acompanhada de uma pessoa maior de 18 anos, responsável pela guarda da criança, que ficará em uma sala reservada. O tempo utilizado para amamentação será acrescido ao tempo total de prova, conforme prevê a Lei nº 13.872/2019. O atendimento será realizado na cidade escolhida para as provas.
Religiosidade
Candidatos que, por motivos culturais ou religiosos, necessitem de condições especiais, devem indicar essa necessidade no momento da inscrição. Participantes que não possam iniciar a prova antes do pôr do sol, em 6 de dezembro (primeiro dia), por convicção religiosa, devem marcar a opção “Sabatista” no cadastro e enviar uma declaração da comunidade religiosa, assinada por representante habilitado.
Nesse caso, os candidatos realizarão as provas em Juiz de Fora ou Governador Valadares e deverão chegar ao local no sábado, entre 12h e 13h. Durante o período de espera, permanecerão em regime de isolamento e sem comunicação, até o início da prova, às 18h30.
Nome Social
O edital garante aos candidatos transexuais, não binários, travestis ou transgêneros o direito de realizar a inscrição utilizando o nome social. A solicitação deve ser feita durante a inscrição, selecionando o campo específico para este uso e anexando o formulário próprio do edital (anexo IX), devidamente preenchido.
Para candidatos menores de 18 anos, o formulário deve conter a assinatura de um dos pais ou responsável, acompanhada de uma cópia do documento de identidade do assinante.
Resultado das solicitações
O resultado preliminar das solicitações de atendimento especial e nome social estarão disponíveis na Área do Candidato a partir das 15h do dia 16 de setembro. Em caso de indeferimento, será possível entrar com recurso entre 9h e 16h do dia 17 de setembro. O resultado final será divulgado às 15h do dia 19 de setembro.
Pism 2026
As provas, divididas nos módulos I (triênio 2025-2027), II (triênio 2024-2026) e III (triênio 2023-2025), serão aplicadas nos dias 6 e 7 de dezembro, nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé, em Minas Gerais, além de Petrópolis e Três Rios, no Rio de Janeiro.
As inscrições devem ser feitas pela Área do Candidato, com taxa de R$150.
