A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-JF), abriu processo seletivo para estudantes que desejam integrar o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Informação e Saúde Digital) no período de 2025 a 2027. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 27 de julho, por meio de formulário on-line.
O projeto aprovado para esta edição, intitulado “Moeda digital para promoção da saúde (Capivale)”, propõe o desenvolvimento de uma plataforma baseada em blockchain e gamificação. A tecnologia permite acompanhar a saúde dos usuários e recompensá-los com uma moeda digital que pode ser trocada por produtos e serviços que incentivem hábitos saudáveis.
Ao todo, são oferecidas 55 vagas para monitores bolsistas e outras 55 para cadastro de reserva, distribuídas entre cursos das áreas da Saúde, Ciências Exatas e Ciências Sociais Aplicadas. Os selecionados recebem bolsa mensal de R$700, com duração prevista de 24 meses. A iniciativa é coordenada pelas Secretarias de Informação e Saúde Digital (Seidigi) e de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde.
Quem pode participar
Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados nos cursos de:
- Ciências Exatas, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias
Ciências da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Computacional, Sistemas de Informação, Estatística e Ciências Econômicas. - Saúde
Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Serviço Social.
É necessário ter cursado, no mínimo, 20% da carga horária total do curso e não estar vinculado a outras bolsas de pesquisa, ensino ou extensão no momento da aprovação no processo seletivo. A dedicação mínima exigida é de oito horas semanais, com disponibilidade para atuar em unidades da rede municipal de Saúde.
Processo seletivo
A seleção é realizada em etapa única, por meio de prova objetiva com 20 questões de múltipla escolha, abordando temas relacionados ao edital do Ministério da Saúde e aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A prova acontece no dia 28 de julho, às 11h, no Anfiteatro A do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFJF. O resultado preliminar será divulgado no mesmo dia, a partir das 19h, no site da Coordenação de Graduação da UFJF.
Ações afirmativas
O edital prevê reserva de vagas para pessoas negras, indígenas, quilombolas, com deficiência e trans (transexuais e travestis). Os candidatos que optarem por concorrer a essas vagas devem apresentar a documentação comprobatória no ato da inscrição, conforme os modelos disponibilizados no edital.
Outras informações
petsaudedigitalufjf@gmail.com
