
Apresentação dos resultados durante a aula da disciplina Atenção Integral e Interdisciplinar à Saúde (Foto: Aloizio Coelho)
Uma iniciativa do curso de Medicina do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), a partir da disciplina Atenção Integral e Interdisciplinar à Saúde, mobilizou estudantes do quinto período em uma ação prática no bairro Jardim do Trevo. A atividade, realizada em parceria com a ESF Jardim do Trevo, incluiu a atualização de cadastros de usuários e a elaboração de dois materiais: uma cartilha com orientações para a população e um boletim epidemiológico direcionado aos profissionais de saúde da ESF.
A enfermeira Renata Soares Dias, da ESF Jardim do Trevo, destacou a importância da vivência dos estudantes no território: ” É importante que estudantes da área da saúde conheçam o território, façam coleta de dados e estejam na rua para entender como é a constituição familiar, saber que nós temos diversas estruturas de famílias, de moradias; questões culturais que precisam ser estudadas e entendidas”.

Renata Soares Dias e Mércia Bueno da Costa, profissionais da ESF Jardim do Trevo, acompanharam as atividades e resultados apresentados pelos estudantes (Foto: Aloizio Coelho)
Auxiliar de serviços gerais da ESF, Mércia Bueno da Costa acompanhou as visitas dos alunos e relatou os principais desafios. “O maior obstáculo foi encontrar as pessoas em casa e conseguir os documentos para o cadastro, mas os estudantes se saíram muito bem”.
Os dados coletados resultaram em um boletim epidemiológico voltado para os profissionais de saúde da ESF. O material apontou três eixos principais, de acordo com os autores: prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes; acesso a habitação própria sem infraestrutura adequada no entorno; e número elevado de gestantes adolescentes, sinalizando a necessidade de ampliação de serviços especializados.
O estudante José Geraldo Bermudes Neto, um dos responsáveis pelo boletim, refletiu: “Os dados nos levam a pensar sobre como políticas públicas habitacionais, como o ‘Minha Casa, Minha Vida’, devem dialogar com acesso a serviços básicos. A posse da casa não eleva o status social da pessoa se não houver no entorno a oferta de outros serviços públicos de qualidade”.
Já a cartilha buscou conscientizar a população a respeito da importância da atualização cadastral na ESF e orientar sobre doenças prevalentes na região: “Além de convidar quem não foi visitado a atualizar seus dados, o material traz informações sobre prevenção e cuidados com hipertensão e diabetes”, salientou o estudante Felipe Sueti Magalhães.
A elaboração dos materiais integrou-se ao propósito formativo da disciplina Atenção Integral e Interdisciplinar à Saúde, promovendo a curricularização da extensão na medida em que aproxima os alunos das demandas do município: “Os estudantes vivenciaram a rotina da ESF, analisaram dados e compreenderam a complexidade do trabalho em saúde coletiva”, destacou a professora Maria Gabriela Parenti Bicalho.
Milena Simões, também docente, reforçou o papel formativo da atividade: “Essa experiência prática fortalece a compreensão dos princípios do SUS e desenvolve competências éticas e críticas para atuação em saúde pública”.
A ação evidenciou, mais uma vez, como a integração entre universidade e serviços de saúde pode beneficiar tanto a formação médica quanto a comunidade.
