O Conselho Gestor do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Fora (UFJF-GV) realizou sua 49º reunião ordinária na última segunda-feira, 30. Quatro dos cinco pontos da pauta foram aprovados por unanimidade.
Todos os conselheiros presentes à reunião aprovaram os regimentos do Núcleo de Apoio à Inclusão e do Núcleo de Sustentabilidade. A aprovação também foi unânime em relação a dois relatórios: o de atividades e prestação de contas da Diretoria-Geral e o que trata sobre a evolução do número de ingressos nos cursos de graduação do campus ao longo dos anos.
Já a proposta de instituição de Grupos de Trabalho (GTs) para o desenvolvimento de projetos visando a captação de recursos do Fundo Rio Doce, embora aprovada, contou com sugestões de modificação. Esse fundo tem origem no acordo de reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015, e destina R$100 bilhões para ações em saúde, educação e saneamento ambiental na Bacia do Rio Doce.
A configuração inicial previa três GTs: Infraestrutura, Rede de Pesquisa em Saúde e Hospital Universitário. Renato Santos Gonçalves – que representa a Associação dos Professores de Ensino Superior (Apes) no campus – propôs a inclusão de representantes dos técnicos administrativos, de estudantes e da própria Apes na composição do GT Infraestrutura.
Entretanto, a maioria dos conselheiros acompanhou a proposta do relator, que prevê a seguinte composição: diretor-geral; diretor do Instituto de Ciências da Vida (ICV); diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA); coordenador administrativo e um representante de cada um dos institutos, indicados pelos respectivos diretores.
Ainda sobre os grupos de trabalho do Fundo Rio Doce, o conselheiro Anderson Reis sugeriu a criação do GT Incubadora de Base Tecnológica. A proposta foi aprovada por unanimidade.
Clique aqui para ler as resoluções resultantes da reunião.
E para mais informações sobre reuniões e decisões do Conselho Gestor, acesse a página do órgão.
