
Evento, que acontece de 29 de julho a 1º de agosto, é voltado para jovens de 11 a 17 anos e inscrições podem ser feitas via formulário on-line (Foto: Alice Coelho/UFJF)
A Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia, de 29 de julho a 1º de agosto, a quarta edição do Camping de Basquete UFJF. Voltado para jovens de 11 a 17 anos, o evento visa promover o desenvolvimento esportivo e a formação cidadã, com experiências enriquecedoras dentro e fora das quadras.
Com treinamentos intensivos, dinâmicas e palestras, a programação, sempre das 14h às 18h, conta com a presença de grandes nomes do basquete nacional, como o técnico David Pelosini, com passagens por equipes da Liga Nacional de Basquete (NBB).
As inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line. O valor individual é de R$110. Grupos com cinco participantes têm desconto, com taxas de R$90 por atleta. O Camping oferece uma semana de práticas de alta qualidade, permitindo aos participantes explorar novas metodologias, conhecer melhor suas capacidades físicas e técnicas, e identificar seus estágios de desenvolvimento por meio de testes especializados.
A iniciativa é organizada pela Assessoria e Consultoria Esportiva (ACE Jr.), empresa júnior da Faefid, em parceria com o projeto de extensão UFJF Basquete, coordenado pelo professor Dilson Ribeiro Júnior. “A cada edição, ampliamos as possibilidades de intercâmbio. Este ano, teremos um treinador de São Paulo, uma treinadora de Niterói e estamos em diálogo com técnicos de Belo Horizonte, sem deixar de valorizar os profissionais locais.”
Além dos treinamentos, o evento é um importante momento de coleta de dados para acompanhamento da evolução dos jovens. Os resultados são avaliados com base no Gold Score Basketball, ferramenta desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Esportes Adaptados (Gepeba), em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde e Performance (Labespee).
O Camping também é uma oportunidade de formação para os universitários envolvidos no projeto. O estudante do sexto período de Educação Física, Augusto Lima, atua como auxiliar técnico das equipes Sub-13 feminino e Sub-16 masculino e integra a comissão de análise de desempenho: “É uma chance para os atletas e para nós, da comissão, conhecermos diferentes estilos de treino e métodos de avaliação em um ambiente seguro. A diversidade de profissionais envolvidos enriquece muito a experiência dos participantes”, destaca.
Para o voluntário Matheus Neves, a participação no projeto é igualmente enriquecedora. “Durante a graduação, podemos vivenciar todos os processos do esporte: desde a organização e sistematização dos treinos até a prática competitiva, além de atuarmos como professores, treinadores e pesquisadores.”
O projeto
Desde 2017, o projeto de extensão Desenvolvimento em Basquetebol “Da Base para a Ponta” promove o desenvolvimento esportivo e humano de crianças e adolescentes, por meio de treinamentos sistematizados na modalidade. A iniciativa é voltada para estudantes da rede pública e privada, com idades entre 12 e 18 anos, que estejam aptos à prática de atividades físicas.
Os participantes são organizados em equipes de formação esportiva nas categorias masculina e feminina, conforme a faixa etária. O projeto vai além das quadras e visa ser um espaço de diálogo constante entre universidade e comunidade e, ao integrar ensino, pesquisa e extensão, a iniciativa contribui para a formação de jovens atletas e de futuros treinadores e treinadoras.
Outras informações
@ufjf.basket e @ej.acejr
