Acontece nesta quinta, 5 de junho, às 19h, a abertura oficial do curso de Especialização lato sensu em Segurança Pública e Políticas sobre Drogas, oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Participam da cerimônia on-line a reitora Girlene Silva, o vice-reitor Telmo Ronzani, a diretora de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública/Senasp/MJSP, Michele Gonçalves dos Ramos, e o coordenador da especialização, Marcelo Campos, além de outros gestores da UFJF.

Professor da UFF, Pedro Heitor Barros Geraldo, ministra aula inaugural sobre Universidade e segurança pública (Foto: divulgação)

Em um segundo momento, às 19h30, será apresentada a equipe do curso: os titulares da coordenação pedagógica, do Polo do Curso, de Tutoria, da Secretaria e da Assistência à Docência.

No encerramento do evento, às 20h, o professor Pedro Heitor Barros Geraldo, da Universidade Federal Fluminense (UFF), ministra a aula inaugural, com o título “Universidade e segurança pública: Entre os dilemas políticos e os desafios pedagógicos”.

A data marca mais uma vez a importância desta iniciativa para o avanço na qualidade da segurança pública e na política de drogas para o pais. A especialização trata de temas de grande relevância e interesse para profissionais da área, como dinâmicas do mercado ilícito de drogas, investigação policial focada no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

O curso
Em 2024, a UFJF foi selecionada para coordenar o curso de especialização em Segurança Pública e Políticas sobre Drogas, iniciativa totalmente gratuita, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Política Pública (Senasp) e da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp), com o objetivo capacitar profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) de diversas regiões do Brasil.

Com investimento de R$1,1 milhão, o curso visa proporcionar uma formação especializada para profissionais que atuam diretamente nas áreas de segurança pública e políticas sobre drogas, e atenção e reinserção social de usuários, além de estratégias para a repressão ao tráfico e à produção ilegal de entorpecentes, conforme previsto pela Lei de Drogas (Lei nº 11.343/2006).