As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começaram na nesta segunda-feira, 26, e vão até o dia 6 de junho pela Página do Participante. As provas objetivas e de redação serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção de algumas cidades do Pará. A taxa de inscrição é de R$85 e deve ser quitada até 11 de junho, por boleto, PIX ou cartão de crédito. Somente após o pagamento, a inscrição estará confirmada. Aqueles que obtiveram a isenção da taxa também devem se inscrever para o exame.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) destina metade de suas vagas anuais ao Sisu, e a outra metade para o Programa de Ingresso Seletivo Misto. O candidato interessado pode concorrer pelas duas formas de seleção, aumentando suas chances de ingresso na instituição.
Novidades
Nesta edição, o Enem contará com uma pré-inscrição automática para os estudantes regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio. Basta acessar a Página do Participante para confirmar as informações e selecionar a opção de línguas que desejará em sua prova. Já os treineiros ou aqueles que já concluíram o ensino médio precisarão preencher toda a solicitação de inscrição.
O Enem também volta, este ano, a ser usado como certificado de conclusão do ensino médio, dependendo da nota do aluno.
Provas
No dia 9 de novembro os inscritos fazem 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas; e a redação. Já no dia 16 de novembro é a vez das provas de matemática e de ciências da natureza, cada uma com 45 questões.
