Estrutura conta com 30 consultórios e salas de exame, quatro salas para o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), duas salas de aula e quatro para discussão de casos, conforto e preceptoria, além de postos de enfermagem e salas de urgência e curativos (Foto: Comunicação HU-UFJF/Ebserh)

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), dá início, na segunda-feira, 26 de maio, às atividades do Bloco E9. Trata-se de uma ampliação do ambulatório no HU Dom Bosco, que já funciona na unidade. O aumento da estrutura é resultado de um investimento de R$ 1.881.615,28 para as obras e R$ 410.189,17 para aquisição de material permanente, provenientes da UFJF e da Ebserh, respectivamente.

Segundo o superintendente do HU, Dimas Araújo, o espaço proporciona a ampliação da estrutura e dos serviços oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Garante também mais conforto, comodidade e segurança para pacientes, trabalhadores e comunidade acadêmica. “Com o início das atividades no novo ambulatório, além da ampliação da oferta de atendimentos, os discentes e residentes têm novos espaços que permitirão a qualificação da assistência e do ensino”, explica.

A estrutura conta com 30 consultórios e salas de exame, quatro salas para o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), duas salas de aula e quatro para discussão de casos, conforto e preceptoria, além de postos de enfermagem e salas de urgência e curativos. Com isso, há uma estimativa de realização mensal de quase 8 mil procedimentos, entre consultas, exames, vacinação e assistência.

Com a ampliação, há uma estimativa de realização mensal de quase 8 mil procedimentos, entre consultas, exames, vacinação e assistência (Foto: Comunicação HU-UFJF/Ebserh)

Com a nova disposição do ambulatório, alguns serviços que hoje são realizados na Unidade Santa Catarina passam para a Unidade Dom Bosco: Cardiologia, Pneumologia e o Crie. Além dessa transposição, o ambiente amplia os espaços para Obstetrícia, Ginecologia/Mastologia, Processo Transexualizador, Enfermagem, Doenças Raras e Ambulatórios Multiprofissionais (Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia).

Para Maria Helena Barcellar, chefe da Unidade de Ambulatório, a ampliação humaniza ainda mais o atendimento. “O novo espaço vai colaborar muito com o nosso ambulatório, uma vez que temos uma quantidade de consultas muito grande e agora contamos com mais espaço. Para o usuário, vai ser bom porque centraliza consultas e exames na Unidade Dom Bosco. Isso evita que o paciente saia de casa, venha de alguma cidade vizinha, por exemplo, e precise ir para a outra unidade do hospital. Na minha visão, isso contribui muito para o atendimento humanizado do paciente.”