
Exibição do documentário acontece nesta quarta-feira, 21, no Estacionamento do Memorial Itamar Franco (Foto: divulgação)
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será o palco de mais uma importante iniciativa cultural com a chegada do projeto “Cinema em Movimento – Circuito Universitário”. A temporada, que começa nesta quarta-feira, 21 de maio, às 19h, traz para o estacionamento do Memorial da República Presidente Itamar Franco uma sessão gratuita e ao ar livre, inaugurando também o novo sistema de projeção e sonorização do espaço. O filme escolhido para a abertura é o documentário “Quem Cuida de Quem Cuida?” (2024), que aborda a rotina e os desafios enfrentados por mães de crianças com deficiência.
O projeto, que faz parte do maior programa latino-americano de difusão não comercial de cinema, promove uma série de exibições seguidas de rodas de conversa, com o objetivo de gerar reflexões sobre direitos humanos, cultura e política. A proposta resgata a tradição dos antigos cinemas de rua, proporcionando ao público a oportunidade de vivenciar a experiência do cinema coletivo, enquanto promove um debate relevante sobre temas contemporâneos.
A sessão inaugural contará com a presença de Ariene Pereira Menezes e Nicole Bem, convidadas para um debate aberto. Ariene, mulher autista e presidente do Grupo de Apoio a Profissionais e Pais de Pessoas com Autismo (GAPPA-JF ), é mãe de três filhos autistas e traz sua vivência para o debate. Já Nicole Bem, arte-educadora formada pela UFJF, atua nos projetos Colibri – Arte e Saúde Mental e Colégio CAVE e integra o Coletivo Loucomotiva, trazendo uma perspectiva sobre arte e saúde mental.
Completando a temporada, o projeto exibirá mais dois documentários: “Carne” (2021), uma animação de Camila Kater que explora a relação de cinco mulheres com o próprio corpo ao longo de suas vidas; e “Castanhal” (2020), de Marques Casara e Rodrigo Simões Chagas, que aborda a resistência das famílias ribeirinhas no sul do Amazonas diante do avanço do agronegócio.
A programação completa em Juiz de Fora é gratuita e inclui sessões de filmes seguidas de debates, com participação de pesquisadores e convidados. Confira a agenda:
- 21/05 (qua), 19h – Memorial da República Presidente Itamar Franco
Filme: Quem Cuida de Quem Cuida? - 28/05 (qua), 19h – Memorial da República Presidente Itamar Franco
Filmes: Carne e Castanhal - 04/06 (qua), 17h – Auditório 3, Instituto de Ciências Humanas (UFJF)
Filme: Quem Cuida de Quem Cuida? - 25/06 (qua), 17h – Auditório 3, Instituto de Ciências Humanas (UFJF)
Filmes: Carne e Castanhal - 02/07 (qua), 14h – IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora
Sessão especial com os três filmes + parceria Cineclube Entre Saberes
Inscrições para produtores audiovisuais do Mostra Saci
Outra iniciativa do Coletivo e Causos Gerais é o evento Somando Visões, que está com inscrições abertas para produções audiovisuais de curtas-metragens, ficção e não-ficção. que abordam as diferentes manifestações do folclore e cultura popular brasileira para a 3ª Mostra Saci. Os interessados têm até esta sexta-feira, 23 de maio, para realizar a inscrição que deve ser realizada por meio do Formulário do Google disponível no site do Folclore BR. O resultado será divulgado em 7 de julho.
Os filmes inscritos devem dialogar com o universo do folclore e da cultura popular, abrangendo contos, mitos, festas, oralidades, saberes ancestrais e manifestações artísticas que revelam a pluralidade dos territórios brasileiros. A curadoria é composta por pesquisadores, mestres da cultura, artistas, educadores e agentes culturais de diversas regiões e campos de conhecimento.
O Coletivo
O Coletivo Causos Gerais é certificado pelo Ministério da Cultura e atua desde 2020 em projetos de pesquisa, formação e produção audiovisual voltados à cultura popular, tradição e memória afetiva. Em parceria com a UFJF, a Pró-reitoria de Cultura e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Artística – PibArt, envolve bolsistas em documentários, oficinas, cineclubes e outras ações formativas que dialogam com os territórios onde se inserem.
Outras informações: @causosgerais @memorialitamarfranco (Instagram)

