Atualizada em 23/05/2025, às 10h11

Calouros serão acolhidos pelo programa e receberão acompanhamento pedagógico nas áreas de Matemática e de Linguagens

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), abre inscrições para calouros interessados em participar do Programa de Acolhimento Pedagógico (PAP). A iniciativa inédita permite que os estudantes se aprofundem em conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento dos cursos, além de promover integração à vida universitária. As inscrições seguem abertas até a próxima quarta-feira, 28, através do Siga X. As instruções sobre a realização da inscrição podem ser encontradas no site do programa.

Podem participar ingressantes do primeiro semestre de 2025 de todos os cursos de graduação da UFJF. Serão oferecidas três turmas com 20 vagas cada, nas seguintes modalidades:

  • Matemática e suas tecnologias: para estudantes de cursos com conteúdos fortemente relacionados a essa área e que desejam reforçar sua base teórica e prática no campo da Matemática.
  • Linguagens e suas tecnologias: para estudantes de cursos que exijam habilidades e conhecimentos específicos na área, esse eixo é voltado à ampliação de habilidades de leitura, escrita e expressão em contextos acadêmicos e profissionais.

O candidato poderá se inscrever para uma turma, de uma só modalidade. Há oferta de turmas na terça à noite, na quinta à tarde e na sexta, pela manhã. Veja as especificações no edital. Caso ainda restem vagas, serão matriculados também veteranos interessados, até o limite de duas vagas por turma. O critério de seleção adota a seguinte ordem de prioridade: 1) Ingressantes com desempenho abaixo de 40% da pontuação máxima nos processos seletivos (Pism ou Sisu); 2) Demais ingressantes, independentemente da nota; 3) Demais estudantes da UFJF, respeitando o limite de vagas adicionais.

Além dos conhecimentos em matemática e linguagens, estão inseridas atividades relacionadas à “Integração Universitária”, promovendo o conhecimento institucional e estimulando a reflexão sobre o papel da Universidade na produção científica, na atuação profissional e na transformação social.

O Programa envolve um conjunto de atividades presenciais com carga horária total de 30 horas, as quais serão certificadas e poderão, conforme o Projeto Pedagógico de cada curso, ser aproveitadas para fins de flexibilização curricular. As atividades serão conduzidas por bolsistas da graduação e da pós-graduação, sob a orientação de docentes da UFJF. Os encontros podem ter diversos formatos — oficinas, seminários, exposições, ações extensionistas e outras formas de aprendizagem — sempre com foco na troca de experiências, na construção coletiva do conhecimento e na formação cidadã.

A participação no PAP é voluntária e o único requisito para certificação é o cumprimento de pelo menos 75% de frequência nas atividades.