Sede do Critt, no campus da UFJF (Foto: Critt/UFJF)

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), completou no mês de abril, três décadas de atuação. Fundado em 1995, o Centro nasceu com o objetivo de aproximar a Universidade do setor produtivo e da sociedade, promovendo inovação, empreendedorismo e a transferência de tecnologia.

Como parte das comemorações pelos 30 anos, será realizada no dia 17 de junho a entrega do Prêmio de Inovação, que reconhece iniciativas de destaque em pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico. A cerimônia acontece às 9h, no auditório I do Prédio Itamar Franco, na Faculdade de Engenharia da UFJF. O evento é aberto à comunidade acadêmica e ao público de Juiz de Fora, mediante inscrição pela plataforma Sympla.

O prêmio contempla quatro categorias: Inovação – Propriedade Intelectual, que reconhece a contribuição para o depósito de patentes e registros de propriedade intelectual; Inovação – Captação de Projetos, voltado ao coordenador com a maior captação de projetos de pesquisa; Inovação – Unidade Acadêmica Inovadora, destinado à unidade que mais se destaca em iniciativas inovadoras; e Inovação – Retorno Financeiro, que premia o projeto que gera maior retorno financeiro para a universidade.

Um dos principais hubs de inovação 

Criado pelos professores Maurílio da Costa Souza e Carmelita Elias Vidigal, ambos com formação na UFMG e carreira docente na UFJF, o Critt foi inspirado em experiências observadas durante o doutorado dos fundadores na Universidade de Paris XI. Desde sua criação, o Centro recebeu apoio de instituições como Sebrae, CNPq e Finep, o que possibilitou sua estruturação e posterior certificação, ampliando sua atuação para o setor empresarial.

Inauguração das instalações do Critt, em dezembro de 1999 (Foto: Critt/UFJF)

Atualmente, o Centro Regional é reconhecido como um dos principais hubs de inovação de Minas Gerais, atuando em três frentes principais: Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Empreendedorismo e Treinamento.

O NIT é responsável pela gestão da política de inovação da UFJF, com foco na proteção da propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Suas ações incluem apoio a pesquisadores no registro de patentes e softwares, negociação de licenças e parcerias, além de orientação sobre a legislação de inovação.

O setor de Empreendedorismo promove a criação de novos negócios, por meio de programas de pré-incubação, incubação e do Condomínio de Empresas, espaço destinado a negócios consolidados. O ambiente de coworking Crittworking também é disponibilizado para profissionais e empreendedores que buscam uma infraestrutura colaborativa.

Já o setor de Treinamento oferece capacitações internas e externas voltadas à inovação, gestão de projetos e desenvolvimento de produtos, contribuindo para a qualificação de equipes e empresas da região.

“Celebrar os 30 anos do CRITT é reconhecer três décadas de dedicação à inovação, ao empreendedorismo e à construção de pontes entre a universidade e a sociedade. Ao longo dessa trajetória, apoiamos centenas de iniciativas que transformaram conhecimento em soluções concretas para a região e o país. Esse legado só foi possível graças ao trabalho comprometido e visionário das equipes que passaram pelo CRITT e parceiros, cujas contribuições foram fundamentais para consolidar nossos resultados”, comenta Fabrício Campos, pró-reitor de Inovação da UFJF.

Desde sua fundação, o Critt já esteve envolvido em mais de 200 processos de patente, consolidando a UFJF como uma instituição protagonista na produção de conhecimento aplicável. Os royalties obtidos por meio do licenciamento das tecnologias reforçam os investimentos em pesquisa e inovação.

A incubadora também tem se destacado como vetor de desenvolvimento regional. Em 2025, atingiu a marca histórica de 19 empresas incubadas em operação simultânea, fortalecendo sua posição como referência no apoio a startups em Minas Gerais.

Projeções 

Momento de integração entre os colaboradores do Critt, no dia 28 de abril, como parte das ações em comemoração aos 30 anos da instituição. Ao centro, em pé e de camisa azul, o pró-reitor de Inovação da UFJF, Fabrício Campos (Foto: Critt/UFJF)

Durante o evento interno de celebração do aniversário, realizado no dia 28, colaboradores e bolsistas relembraram suas trajetórias e destacaram expectativas para o futuro. Entre os planos estão a operação do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região (PartecJF), a ampliação dos programas de incubação e a internacionalização de parcerias.

“Olhamos para o futuro com entusiasmo, especialmente diante das expectativas da UFJF de consolidar-se como referência nacional em ciência, inovação e transferência de tecnologia. O Critt seguirá como catalisador desse movimento, promovendo o desenvolvimento sustentável, a valorização da propriedade intelectual e o fortalecimento de ecossistemas de inovação, sempre lado a lado com nossos apoiadores”, destaca Fabrício.

Entre os principais parceiros do Critt ao longo dessas três décadas, destacam-se a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe) e a Rede Mineira de Inovação (RMI).

Outras informações: Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) 

.