Imunizante protege contra três cepas do vírus influenza: H1N1, H3N2 e tipo B (Foto Carolina de Paula UFJF)

A campanha de vacinação contra a gripe (influenza) foi ampliada nesta quarta-feira, 30, para toda a população com seis meses de idade ou mais. A ação, que integra o Calendário Nacional de Vacinação, teve início em 7 de abril e agora está aberta ao público em geral, não se restringindo mais a grupos prioritários. Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na entrada lateral do prédio da Reitoria — onde funcionava anteriormente a agência do Banco do Brasil.

Para se vacinar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, o Cartão do SUS ou a Certidão de Nascimento, além da caderneta de vacinação, se disponível. O atendimento é realizado por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio.

A vacina contra a gripe é uma das principais formas de prevenção contra as formas graves da doença, especialmente em pessoas pertencentes a grupos mais vulneráveis. Segundo o Ministério da Saúde, a versão 2025 do imunizante protege contra três cepas do vírus influenza: H1N1, H3N2 e tipo B.

A campanha é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do município, por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Pedro, a Faculdade de Enfermagem (Facenf) da UFJF e a Coordenação de Saúde do Servidor e Bem-Estar (Cossbe/Siass). A aplicação das vacinas é feita por docentes e estudantes da Facenf, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem da Cossbe e da UBS São Pedro.

Para o gerente de Saúde do Trabalhador da UFJF, Paulo Sérgio Pinto, levar a vacinação para dentro da Universidade amplia o alcance da iniciativa: “Oferecer aos trabalhadores da UFJF a oportunidade de se vacinarem próximos ao seu local de trabalho fortalece as ações de prevenção à saúde. Essa iniciativa contribui para ampliar a cobertura vacinal, favorecendo a criação de um ambiente mais seguro e saudável, com benefícios tanto para os colaboradores quanto para a comunidade em geral.”