A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para o curso de especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo, oferecido gratuitamente na modalidade a distância. Os interessados têm até as 16h do dia 23 de maio para se inscreverem. Ao todo, estão disponíveis 150 vagas, distribuídas entre cinco polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizados nas cidades de Juiz de Fora, São João del-Rei, Alterosa, Campos Gerais e Sabará.
Voltado para profissionais formados em História — tanto bacharelado quanto licenciatura —, o curso tem duração de 18 meses e culmina na apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Segundo o coordenador da especialização, professor Rodrigo Christofoletti, o objetivo é ampliar a formação do historiador, oferecendo ferramentas que promovem autonomia, disciplina e foco nos estudos.
“O TCC pode ser a coroação desse processo e até o embrião de um futuro projeto de mestrado”, destaca. Ele ressalta ainda que a especialização pode contribuir para o crescimento profissional e financeiro dos alunos, ampliando as possibilidades de atuação além da sala de aula, como em museus, centros de documentação e assessorias.
O curso também busca aprofundar o repertório teórico e metodológico dos participantes, especialmente no que diz respeito à história e à cultura brasileiras no contexto contemporâneo. “Esse conhecimento pode ser determinante para quem deseja avançar para um mestrado ou doutorado”, afirma o coordenador.
O processo seletivo é realizado por meio da análise de uma carta de intenção, avaliada com nota máxima de 100 pontos. Para ser aprovado, o candidato precisa alcançar no mínimo 60 pontos. O resultado final será divulgado no dia 8 de julho, no site do Centro de Educação a Distância (Cead) da UFJF
Outras informações
cead.ufjf.br
